A ESTRATÉGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR E AS RELAÇÕES HUMANAS ANALISADAS À LUZ DOS OPERADORES COGNITIVOS DA TEORIA DA COMPLEXIDADE
Palavras-chave:
relações humanas, estratégia interdisciplinar, operadores cognitivosResumo
O presente texto propõe conectar estratégia de ensino interdisciplinar e as relações humanas analisadas à luz dos operadores cognitivos da teoria da complexidade. O pensamento baseia-se em uma proposta dinâmica para compreender sistemas complexos, a educação e as interações sociais. Espaços que compreendem novas ideias, conceitos e soluções podem surgir inesperadamente da interação entre diferentes disciplinas e indivíduos. A interdisciplinaridade permite a emergência de insights criativos e inovadores, impulsionando o pensamento crítico e a resolução de problemas de maneira não linear. As relações humanas dentro de ambientes interdisciplinares e educacionais estão em constante coevolução, onde as interações entre diferentes agentes (alunos, educadores, comunidade) moldam e são moldadas pelas práticas pedagógicas e pelo ambiente de aprendizagem. A teoria da complexidade enfatiza a importância da auto-organização crítica, na qual os sistemas complexos, como a educação interdisciplinar, são capazes de refletir criticamente sobre si mesmos, adaptando-se e melhorando continuamente com base no feedback e na avaliação constante. Portanto, ao aplicar os operadores cognitivos da teoria da complexidade à estratégia de ensino interdisciplinar e às relações humanas, os educadores podem promover uma abordagem mais dinâmica, colaborativa e adaptativa para a educação, capacitando os alunos a enfrentar os desafios complexos do mundo contemporâneo.
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