RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Márcio Marques de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Flávia Gonçalves Vasconcelos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Giovanna Nascimento de Mello e Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Janaina Andreia Moscatto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • José Luís Rodrigues Martins Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Larisse Silva Dalla Libera Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Antônio Sérgio Nakao de Aguiar Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucas Danilo Dias Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relações interpessoais, pedagogia humanizada, desenvolvimento socioemocional, inovação educacional

Resumo

Este artigo explora a intersecção entre relações humanas e aprendizado no ensino superior, destacando como a interação entre alunos, professores e a comunidade acadêmica influencia positivamente a experiência educacional. Por meio de uma revisão da literatura e de relatos de experiência, investigamos estratégias inovadoras que promovem ambientes de aprendizagem inclusivos e estimulantes. O estudo evidencia que práticas pedagógicas centradas no ser humano e no desenvolvimento de competências socioemocionais são fundamentais para um ensino superior eficaz, preparando os estudantes para enfrentar desafios contemporâneos com empatia, respeito mútuo e colaboração.

Referências

NASCIMENTO, J. R. R.; SILVA, B. C. de A.; SILVA, M. B. do N. Práticas inovadoras no ensino superior. RevistaInternacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. ae023023, 2022. DOI: 10.20396/riesup.v9i00.8669070.Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8669070. Acesso em: 6 fev.2022024.

SARAIVA EDUCAÇÃO. Inovação curricular no ensino superior: desafios e oportunidades. Disponível em:https://blog.saraivaeducacao.com.br. Acesso em: 6 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

OLIVEIRA, Márcio Marques de et al. RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO ENSINO SUPERIOR . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 26–28, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11135. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES