RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO

Autores

  • Antônio Sérgio Nakao de Aguiar Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Mirella Andrade Silva Mendes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Janaina Andreia Moscatto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Adriane Ferreira de Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucas Danilo Dias Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relações humanas, ensino superior, professor-estudante, desafio pedagógico

Resumo

Neste trabalho, buscou-se fazer uma revisão bibliográfica, sobre a importância das relações humanas no contexto acadêmico, destacando a dinâmica entre professores e alunos nas instituições de ensino superior. O texto apresenta desafios enfrentados nesse ambiente, como a diversidade de ideias, valores e crenças, bem como questões culturais e de poder. Além disso, é destacado o papel fundamental do professor na universidade, que vai além da transmissão de conhecimento, envolvendo o estímulo à aprendizagem ativa, o desenvolvimento de habilidades críticas e a promoção de ambientes acolhedores e respeitosos. De acordo com a abordagem moderna de ensino, o professor deve atuar como facilitador do processo de aprendizagem e adotar práticas pedagógicas inovadoras, como a sala de aula invertida, que prioriza a interação e a resolução de problemas pelos alunos. A adaptação às novas tecnologias educacionais, o engajamento dos alunos e a diversidade são desafios enfrentados por professor e estudante no processo ensino-aprendizagem. Práticas pedagógicas modernas são a aprendizagem baseada em problemas e em projetos, a colaboração, a tecnologia educacional e a avaliação formativa, destacando seu potencial para promover a aprendizagem significativa. Por fim, enfatiza-se a importância de oferecer propostas de inovação pedagógica aos professores, reconhecendo a complexidade de seu trabalho e incentivando a contínua reflexão e aprendizado ao longo de suas carreiras.

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

AGUIAR, Antônio Sérgio Nakao de; MENDES, Mirella Andrade Silva; LABRE, Luciana Vieira Queiroz; FILHO, Roldão Oliveira de Carvalho; MOSCATTO, Janaina Andreia; BRITO, Adriane Ferreira de; DIAS, Lucas Danilo. RELAÇÕES PROFESSOR-ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 96–103, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11134. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES