A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA COLABORAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Palavras-chave:
ambiente de trabalho colaborativo, aprendizagem, professor universitário, relações sociaisResumo
O objetivo desse trabalho é destacar a importância das relações pessoais na aprendizagem de estudantes em nível superior. Para tanto, esse trabalho trata-se de uma revisão exploratória em diferentes bases de dados através do uso dos descritos relações pessoais e trabalho colaborativo. A partir do método empregado foi selecionado alguns artigos que permitiriam observar que as relações pessoais no ambiente acadêmico são cruciais para o aprendizado, afetando a adaptação, motivação e engajamento dos estudantes. Um ambiente positivo fomenta a troca de ideias, suporte emocional e colaboração. O trabalho colaborativo, caracterizado por relações não-hierárquicas e co-responsabilidade, é enriquecido por relações pessoais que promovem confiança, comunicação eficaz e apoio mútuo. Além disso, foi observado a influência das relações interpessoais na motivação e resultados acadêmicos, destacando a necessidade de pertencimento e qualidade das relações. A conclusão ressalta a importância das universidades promoverem colaboração acadêmica e vínculos pessoais para alcançar um desempenho acadêmico e profissional superior, destacando a necessidade de superar barreiras culturais e institucionais para fomentar uma cultura de colaboração efetiva.
Referências
Kolleck N, Schuster J, Hartmann U, Gräsel C. Teachers’ professional collaboration and trust relationships: An inferential social network analysis of teacher teams. Res in Educ. 2021; 111(1): 89-107. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00345237211031585. Acesso em: 31 jan. 2024.
Martin A. Interpersonal Relationships and Students’ Academic and Non-Academic Development. In: Zandvliet D, Brok Pd, Mainhard T, Tartwijk Jv, editors. Interpersonal Relationships in Education. Advances in Learning Environments Research. Rotterdam: SensePublishers; 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-701-8_2. Acesso em: 31 jan. 2024.
McKay C, Macomber G. The Importance of Relationships in Education: Reflections of Current Educators. J Educ. 2023; 203(4): 751-58. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00220574211057044. Acesso em: 31 jan. 2024.
Soares AB et al. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em psicologia? Est Inter Psicol., Londrina, 2016; 7(1): 56-76. Disponível em: https://acesse.dev/lQ3Xp. Acesso em: 31 jan. 2024.
Thornberg R, Forsberg C, Hammar Chiriac E, Bjereld Y. Teacher–Student Relationship Quality and Student Engagement: A Sequential Explanatory Mixed-Methods Study. Res Papers Educ. 2022; 37(6): 840-59. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02671522.2020.1864772. Acesso em: 31 jan. 2024.