A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA COLABORAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Adriane Ferreira de Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Flávia Gonçalves Vasconcelos Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Giovanna Nascimento de Mello e Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Janaina Andreia Moscatto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • José Elias Flosino de Sousa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Larisse Silva Dalla Libera Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucas Danilo Dias Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

ambiente de trabalho colaborativo, aprendizagem, professor universitário, relações sociais

Resumo

O objetivo desse trabalho é destacar a importância das relações pessoais na aprendizagem de estudantes em nível superior. Para tanto, esse trabalho trata-se de uma revisão exploratória em diferentes bases de dados através do uso dos descritos relações pessoais e trabalho colaborativo. A partir do método empregado foi selecionado alguns artigos que permitiriam observar que as relações pessoais no ambiente acadêmico são cruciais para o aprendizado, afetando a adaptação, motivação e engajamento dos estudantes. Um ambiente positivo fomenta a troca de ideias, suporte emocional e colaboração. O trabalho colaborativo, caracterizado por relações não-hierárquicas e co-responsabilidade, é enriquecido por relações pessoais que promovem confiança, comunicação eficaz e apoio mútuo. Além disso, foi observado a influência das relações interpessoais na motivação e resultados acadêmicos, destacando a necessidade de pertencimento e qualidade das relações. A conclusão ressalta a importância das universidades promoverem colaboração acadêmica e vínculos pessoais para alcançar um desempenho acadêmico e profissional superior, destacando a necessidade de superar barreiras culturais e institucionais para fomentar uma cultura de colaboração efetiva.

Referências

Kolleck N, Schuster J, Hartmann U, Gräsel C. Teachers’ professional collaboration and trust relationships: An inferential social network analysis of teacher teams. Res in Educ. 2021; 111(1): 89-107. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00345237211031585. Acesso em: 31 jan. 2024.

Martin A. Interpersonal Relationships and Students’ Academic and Non-Academic Development. In: Zandvliet D, Brok Pd, Mainhard T, Tartwijk Jv, editors. Interpersonal Relationships in Education. Advances in Learning Environments Research. Rotterdam: SensePublishers; 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-6209-701-8_2. Acesso em: 31 jan. 2024.

McKay C, Macomber G. The Importance of Relationships in Education: Reflections of Current Educators. J Educ. 2023; 203(4): 751-58. Disponível em: https://doi.org/10.1177/00220574211057044. Acesso em: 31 jan. 2024.

Soares AB et al. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em psicologia? Est Inter Psicol., Londrina, 2016; 7(1): 56-76. Disponível em: https://acesse.dev/lQ3Xp. Acesso em: 31 jan. 2024.

Thornberg R, Forsberg C, Hammar Chiriac E, Bjereld Y. Teacher–Student Relationship Quality and Student Engagement: A Sequential Explanatory Mixed-Methods Study. Res Papers Educ. 2022; 37(6): 840-59. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02671522.2020.1864772. Acesso em: 31 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

BRITO, Adriane Ferreira de; OLIVEIRA, Ana Paula Montandon de; VASCONCELOS, Flávia Gonçalves; SILVA, Giovanna Nascimento de Mello e; MOSCATTO, Janaina Andreia; SOUSA, José Elias Flosino de; LIBERA, Larisse Silva Dalla; BRITO, Ovidia Augusta da Fonseca Almeida; DIAS, Lucas Danilo. A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES PESSOAIS NA COLABORAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 34–38, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11133. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES