A METOLOGIA SCRUM COMO PRIMEIRA INICIAÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Autores

  • Walter Júnior Jovêncio de Faria Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Eder José Almeida da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Leonardo Vieira Martins Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Vinícius Sarmento Costa Siqueira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Leonardo Paulo Arantes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Murilo Marques Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucio Marques Canedo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Leandro da Silva Selari Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Cristiano Chuquia dos Santos Orrico Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

gerenciamento de projetos, metodologia ágil, trabalho em equipe

Resumo

A Metodologia Scrum é uma abordagem ágil de gestão de projetos que tem se tornado cada vez mais popular em diversas organizações. Recentemente, cerca de 200 alunos se certificaram em Scrum Certified Fundamentals nas Unidades de Ceres e Anápolis, no curso de engenharia de software, o que demonstra o crescente interesse nessa metodologia como uma primeira iniciação à gestão de projetos, além de que o mercado demanda como pré-requisito para vários cargos dentro dos times institucionais. Este trabalho teve como objetivo relatar a experiência educativa de aplicação da Metodologia Scrum como uma primeira iniciação à gestão de projetos para estudantes de engenharia de software, destacando como o Scrum impulsionou os acadêmicos e proporcionou vantagens como foco na entrega de valor ao cliente, transparência, comunicação eficaz e aprendizado contínuo. Além disso, busca-se discutir os desafios enfrentados ao adotar o Scrum, como adaptação às mudanças, gestão de tempo e recursos, e mudança na cultura organizacional, visando preparar os estudantes para um mercado de TI em constante crescimento e demanda por profissionais altamente capacitados e certificados em gerenciamento de projetos ágeis. A metodologia impulsionou os acadêmicos na compreensão dos princípios fundamentais de gestão de projetos ágeis e proporcionou uma experiência prática e transformadora, capacitando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho em constante evolução.

Referências

(GUIA SBOK). UM GUIA PARA O CONHECIMENTO EM SCRUM 4a ed. Avondale, Arizona, USA: [s. n.], 2022. E-book.

Available at: https://www.scrumstudy.com.

PREVISÕES DA IDC APONTAM CRESCIMENTO DE 5% DO MERCADO DE TIC NO BRASIL EM 2023. [S. l.], [s. d.].

Disponivel em: https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=prLA50352423 Acesso em: 10 de março de 2024.

PRIKLADNICKI, Rafael; WILLI, Renato; MILANI, Fabiano. Métodos Ágeis para Desenvolvimento de Software. [S. l.]:

Bookman Editora, 2014. E-book. Available at: Disponível em:

http://books.google.ie/books?id=8rQABAAAQBAJ&dq=metodos+ageis+para+ddsenvolvimento+de+software&hl=&cd=1&

source=gbs_api. Acesso em: 11 de março de 2024.

SUTHERLAND, Jeff. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. [S. l.]: Leya, 2016. E-book.

Available at:

http://books.google.ie/books?id=Q1G2DQAAQBAJ&dq=Scrum:+A+Arte+de+Fazer+o+Dobro+do+Trabalho+na+Metade+

do+Tempo&hl=&cd=1&source=gbs_api.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

FARIA, Walter Júnior Jovêncio de et al. A METOLOGIA SCRUM COMO PRIMEIRA INICIAÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS: VANTAGENS E DESVANTAGENS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 39–43, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11131. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES