PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS
Palavras-chave:
curricularização da extensão, metodologia ativa, matemática, brincadeirasResumo
O projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia teve como objetivo geral colaborar e enriquecer a aprendizagem matemática dos alunos por meio de jogos e brincadeiras, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. A iniciativa visou desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como raciocínio, organização, atenção, concentração e resolução de problemas.Os acadêmicos desenvolveram suas propostas de intervenção estimulando a matemática através dos jogos e brincadeiras em instituição pública e/ou privada. O projeto foi fundamentado pelas disciplinas Didática: Fundamentos do Processo-Aprendizagem; Matemática: Fundamentos Teóricos e Conteúdos; Língua Portuguesa: Fundamentos Teóricos e Conteúdos. Ao promover a cooperação, participação, criatividade e concentração por meio de atividades lúdicas, o projeto fortaleceu o senso de comunidade, a autoconfiança e a autoestima dos alunos. Assim, o projeto buscou não apenas promover a aprendizagem matemática, mas também cultivar um ambiente educacional inclusivo, estimulante e enriquecedor, onde os alunos pudessem desenvolver todo o seu potencial acadêmico, pessoal e social.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas: um guia para educadores. [Digite o
Local da Editora]: Editora Saraiva, 2023. E-book. ISBN 9786587958088. Disponível em:
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958088/. Acesso em: 23 fev. 2024.
MACHADO, I. A. O Lúdico no Ensino de Matemática. Monografia, Especialização em Desenvolvimento Humano,
Educação E Inclusão Escolar – Unb/ Brasília/DF, 2011.
PIAGET, J. Ensaio de lógica operatória. São Paulo: Editora Globo/EDUSP, 1976.
SMOLE, Kátia S. A matemática na educação infantil. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2000. E-book. ISBN
Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290024/. Acesso em: 28 fev.