PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Fabrícia Borges de Freitas Araújo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Juraci da Rocha Cipriano Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maria Cecília Martínez Amaro Freitas Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Regiane Janaina Silva de Menezes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Graziela Vanessa Parreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Meire Borges de Oliveira Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Hugo de Andrade Silveste Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Melyssa Barbosa Vilar Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

curricularização da extensão, metodologia ativa, matemática, brincadeiras

Resumo

O projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia teve como objetivo geral colaborar e  enriquecer a aprendizagem matemática dos alunos por meio de jogos e brincadeiras, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. A iniciativa visou desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como raciocínio, organização, atenção, concentração e resolução de problemas.Os acadêmicos  desenvolveram suas propostas de intervenção estimulando a matemática através dos jogos e brincadeiras em instituição pública e/ou privada. O projeto foi fundamentado pelas disciplinas Didática: Fundamentos do Processo-Aprendizagem; Matemática: Fundamentos Teóricos e Conteúdos; Língua Portuguesa: Fundamentos Teóricos e Conteúdos. Ao promover a cooperação, participação, criatividade e concentração por meio de atividades lúdicas, o projeto fortaleceu o senso de comunidade, a autoconfiança e a autoestima dos alunos. Assim, o projeto buscou não apenas promover a aprendizagem matemática, mas também cultivar um ambiente educacional inclusivo, estimulante e enriquecedor, onde os alunos pudessem desenvolver todo o seu potencial acadêmico, pessoal e social.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAVALCANTI, Carolina C. Aprendizagem socioemocional com metodologias ativas: um guia para educadores. [Digite o

Local da Editora]: Editora Saraiva, 2023. E-book. ISBN 9786587958088. Disponível em:

https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786587958088/. Acesso em: 23 fev. 2024.

MACHADO, I. A. O Lúdico no Ensino de Matemática. Monografia, Especialização em Desenvolvimento Humano,

Educação E Inclusão Escolar – Unb/ Brasília/DF, 2011.

PIAGET, J. Ensaio de lógica operatória. São Paulo: Editora Globo/EDUSP, 1976.

SMOLE, Kátia S. A matemática na educação infantil. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2000. E-book. ISBN

Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290024/. Acesso em: 28 fev.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

FANSTONE, Pollyana dos Reis Pereira et al. PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 130–135, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11130. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES