PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Fabrícia Borges de Freitas Araújo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Juraci da Rocha Cipriano Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maria Cecília Martínez Amaro Freitas Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Regiane Janaina Silva de Menezes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Graziela Vanessa Parreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Meire Borges de Oliveira Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Hugo de Andrade Silveste Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Melyssa Barbosa Vilar Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

curricularização da extensão, metodologia ativa, matemática, brincadeiras

Resumo

O projeto de curricularização da extensão do curso de Pedagogia teve como objetivo geral colaborar e  enriquecer a aprendizagem matemática dos alunos por meio de jogos e brincadeiras, transformando o ambiente educacional em um espaço dinâmico e estimulante. A iniciativa visou desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como raciocínio, organização, atenção, concentração e resolução de problemas.Os acadêmicos  desenvolveram suas propostas de intervenção estimulando a matemática através dos jogos e brincadeiras em instituição pública e/ou privada. O projeto foi fundamentado pelas disciplinas Didática: Fundamentos do Processo-Aprendizagem; Matemática: Fundamentos Teóricos e Conteúdos; Língua Portuguesa: Fundamentos Teóricos e Conteúdos. Ao promover a cooperação, participação, criatividade e concentração por meio de atividades lúdicas, o projeto fortaleceu o senso de comunidade, a autoconfiança e a autoestima dos alunos. Assim, o projeto buscou não apenas promover a aprendizagem matemática, mas também cultivar um ambiente educacional inclusivo, estimulante e enriquecedor, onde os alunos pudessem desenvolver todo o seu potencial acadêmico, pessoal e social.

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

FANSTONE, Pollyana dos Reis Pereira et al. PROJETO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: BRINCADEIRAS E JOGOS MATEMÁTICOS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 130–135, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11130. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES