A AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Ana Luísa Lopes Cabral Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Adrielle Beze Peixoto Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Heren Nepomuceno Costa Paixão Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Regina Célia Alves da Cunha Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Juliana Oliveira Hassel Mendes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Jéssica Batista Araújo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Renata Silva Rosa Tomaz Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

aprendizagem, afetos, universidade

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo ensino aprendizagem no ensino superior para desenvolvimento do conhecimento crítico e complexo e sua utilização na formação de cidadão capazes de atender as novas necessidades sociais e econômicas, assim como participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa. Relatórios do IPEA e OIT apontam uma agenda para as políticas públicas centradas na sustentabilidade e desenvolvimento das capacidades humanas, de modo a investir no desenvolvimento dessas aptidões. Tanto a emergência de uma sociedade cada vez mais complexa devido às rápidas mudanças sociais e nos modos de produção, como o desenvolvimento científico impõem desafios ao alcance de tais metas, sendo necessário repensar como produzimos conhecimento. Olhar de forma sistêmica e romper com a fragmentação do saber, é pensar a partir da complexidade e de forma dialógica. Se faz necessário reintegrar racionalidade e afetividade, pois os afetos ocupam lugar importante na aprendizagem, uma vez que a existência do ser humano acopla dimensões erroneamente vistas separadas que são a físico-motora, afetiva-relacional, mental-cognitiva e sócio-histórica-cultural. O processo ensino aprendizagem é marcado por afetações entre professor e aluno, aluno e suas experiências. Conseguir compreender as causas adequadas dessas afecções é processo fundamental para construção de conhecimento crítico. A universidade tem papel fundamental em todo esse processo, de modo que precisa considerar nas práticas de ensino capazes articular a corporeidade, afetividade e conhecimento para a produção de conhecimento e também a humanização do ensino superior através das relações afetivas entre docentes e alunato.

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

CABRAL, Ana Luísa Lopes; PEIXOTO, Adrielle Beze; PAIXÃO, Heren Nepomuceno Costa; CUNHA, Regina Célia Alves da; MENDES, Juliana Oliveira Hassel; ROLINDO, Joicy Mara Rezende; ARAÚJO, Jéssica Batista; TOMAZ, Renata Silva Rosa. A AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 44–50, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11126. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES