A AFETIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave:
aprendizagem, afetos, universidadeResumo
O seguinte trabalho tem como objetivo investigar a importância da afetividade no processo ensino aprendizagem no ensino superior para desenvolvimento do conhecimento crítico e complexo e sua utilização na formação de cidadão capazes de atender as novas necessidades sociais e econômicas, assim como participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa. Relatórios do IPEA e OIT apontam uma agenda para as políticas públicas centradas na sustentabilidade e desenvolvimento das capacidades humanas, de modo a investir no desenvolvimento dessas aptidões. Tanto a emergência de uma sociedade cada vez mais complexa devido às rápidas mudanças sociais e nos modos de produção, como o desenvolvimento científico impõem desafios ao alcance de tais metas, sendo necessário repensar como produzimos conhecimento. Olhar de forma sistêmica e romper com a fragmentação do saber, é pensar a partir da complexidade e de forma dialógica. Se faz necessário reintegrar racionalidade e afetividade, pois os afetos ocupam lugar importante na aprendizagem, uma vez que a existência do ser humano acopla dimensões erroneamente vistas separadas que são a físico-motora, afetiva-relacional, mental-cognitiva e sócio-histórica-cultural. O processo ensino aprendizagem é marcado por afetações entre professor e aluno, aluno e suas experiências. Conseguir compreender as causas adequadas dessas afecções é processo fundamental para construção de conhecimento crítico. A universidade tem papel fundamental em todo esse processo, de modo que precisa considerar nas práticas de ensino capazes articular a corporeidade, afetividade e conhecimento para a produção de conhecimento e também a humanização do ensino superior através das relações afetivas entre docentes e alunato.
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