ENSINO DO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR INFANTIL E A RELAÇÃO INTERPESSOAL RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Christiny Leal Oliveira Scalabrini Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Amanda Eduarda Moreira Barbosa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Caroline Neves Oliveira Gomes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Darlúcio Martins Ribeiro Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Heloísa Vitoria De Moura Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lavínia Leal Cordeiro Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Leonardo Corrêa Borba Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maria Clarice Alves Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Thaynara Teixeira Graciano Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres

Palavras-chave:

Desenvolvimento motor infantil, Fisioterapia, Infância

Resumo

O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo e sequencial adquirido pela interação da criança com o ambiente, seus familiares e os estímulos oferecidos. Esse desenvolvimento repercute em diversos aspectos da vida da criança, tais como os sociais, intelectuais e culturais. Durante a infância, a criança passa por distintos estágios, sendo que cada estágio fornece a base para o próximo. O estágio sensório-motor, que abrange de 0 a 2 anos, é o período de maior maturação na vida da criança. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar e compreender o desenvolvimento motor de uma criança típica, com idade cronológica de 7 meses, residente no interior de Goiás. Para essa avaliação, foi utilizado o rastreamento de reflexos primitivos e as principais janelas motoras. Constatou-se que a criança avaliada apresentou um desempenho considerado normal, quando comparado a outras crianças da mesma faixa etária. Assim, a pesquisa ressalta a importância da avaliação motora precoce para mitigar possíveis atrasos no desenvolvimento motor infantil.

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

SCALABRINI, Christiny Leal Oliveira et al. ENSINO DO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR INFANTIL E A RELAÇÃO INTERPESSOAL RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 51–55, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11124. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES