ENSINO DO DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR INFANTIL E A RELAÇÃO INTERPESSOAL RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Desenvolvimento motor infantil, Fisioterapia, InfânciaResumo
O desenvolvimento motor infantil é um processo contínuo e sequencial adquirido pela interação da criança com o ambiente, seus familiares e os estímulos oferecidos. Esse desenvolvimento repercute em diversos aspectos da vida da criança, tais como os sociais, intelectuais e culturais. Durante a infância, a criança passa por distintos estágios, sendo que cada estágio fornece a base para o próximo. O estágio sensório-motor, que abrange de 0 a 2 anos, é o período de maior maturação na vida da criança. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar e compreender o desenvolvimento motor de uma criança típica, com idade cronológica de 7 meses, residente no interior de Goiás. Para essa avaliação, foi utilizado o rastreamento de reflexos primitivos e as principais janelas motoras. Constatou-se que a criança avaliada apresentou um desempenho considerado normal, quando comparado a outras crianças da mesma faixa etária. Assim, a pesquisa ressalta a importância da avaliação motora precoce para mitigar possíveis atrasos no desenvolvimento motor infantil.
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