GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO. UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Resumo
A reflexão sobre as relações humanas na Universidade sem dúvida encontra o seu ápice na relação docente/discente. A relação docente/discente possibilita vivenciar no cotidiano da sala de aula desafios e possibilidades. A universidade é um cenário singular para a relação docente/discente no ensino, na pesquisa e na extensão. Esperamos que esse texto possibilite a discussão instigante da importância da construção das relações humanas no universo universitário pautada pela conduta ética, democrática e dialógica com a participação ativa dos atores envolvidos na educação superior.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Resolução CES/CNE/MEC nº 07 de 18 de dezembro de 2018.
Brasília/DF.
CARLINI, Angélica Lúcia. O professor de Direito e a identidade docente: construindo reflexões a partir da
aprendizagem baseada em problemas. In: TAGLIAVINI, João Virgílio (org). A superação do positisvismo jurídico
no ensino do Direito. Junqueira & Marin Editores: 2008.
MACHADO, Antonio Alberto. Educação Jurídica e mudança social. 2ª ed.. São Paulo: Atlhas, 2009.
MELLO, Reynaldo Irapuã Camargo. Educação jurídica: Formação e trabalho docente. Curitiba: Juruá Editora,
SOARES, Heloisa Macedo. Construção de Identidade Docente do professor de Direito. Raquel Cristina
Ferraroni Sanches (Organização); 1ª ed.. São Paulo: Letras Jurídicas, 2014.
ZANARDI, Teodoro Adriano. Por uma docência jurídica emancipatória: contribuições freireanas a educação
jurídica. Disponível em: www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/bh/teodoroadrianozanardi.Pdf. Acesso em 20
fev. 2024.