AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE UMA PRÁTICA ASSISTIDA

Autores

  • Christiny Leal Oliveira Scalabrini Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Karolayne Maria Almeida Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Liriam Caroline Gonçalves Albino Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luana Renata Gonçalves Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Milene da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Raíssa Maria Lopes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Tatiane Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Verônica Ribeiro da Cruz Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Vitoria Aparecida Alves Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, avaliação, reflexos

Resumo

No desenvolvimento infantil, a avaliação é de suma importância, é necessário avaliar desde o período pré-natal até os marcos importantes de cada mês, para verificar o desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de uma aula prática realizada para demonstrar a avaliação do desenvolvimento, reflexos e sinais motores e cognitivos de uma criança de sete meses, observando os marcos e as conquistas já adquiridas ao longo dos meses, Trata-se de um relato de experiência de uma atividade de prática assistida, partindo primeiramente da observação comportamental de uma criança em uma avaliação fisioterapêutica. formulando hipóteses e submetendo a criança a situações para avaliar seus reflexos e suas capacidades motoras. Ao final, observou-se que no caso estudado havia normalidade nos reflexos de acordo com a idade cronológica, boas respostas aos estímulos visuais, auditivos e motores. A ação contribuiu para maior interesse do acadêmico na avaliação pediátrica, e maior fixação do conteúdo.

Referências

ANDRADE, Lívia. Fisioterapia Respiratória em Neonatologia e Pediatria, MedBook Editora, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Superior. Resolução Nº CNE/CES 4, de 19 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Brasília (DF): Ministério da Educação e Cultura, 2002.

CAMARGOS, Ana Cristina, R. et al. Fisioterapia em pediatria - Da evidência à prática clínica. MedBook Editora, 2019.

GONÇALVES, Maria do Céu P. Prematuridade: Desenvolvimento Neurológico e Motor Avaliação e Tratamento. 2nd edição. Thieme Brazil, 2023.

OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington, DC; 2005

SANTOS, Márcia Elena Andrade, QUINTÃO, Nayara Torres, ALMEIDA, Renata Xavier de. Avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil segundo a estratégia da atenção integrada às doenças prevalentes na infância. Esc Anna Nery. V. 14, n. 3. p:591–8. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-8145201000030002 Acesso em: 12 mar. 2024.

SCUCCATO, Maria Virgínia Motta Barbosa. A importância da atividade prática para formação profissional na concepção do acadêmico de fisioterapia: Validação do Instrumento de coleta de dados. Dissertação. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Ensino em Saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, 2014. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/ensa/files/2020/10/22-MARIA-VIRGINIA-MOTTA-BARBOSA.pdf Aceso em: 13 mar 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

SCALABRINI, Christiny Leal Oliveira et al. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE UMA PRÁTICA ASSISTIDA . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 62–65, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11121. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES