O DOCENTE COMO GESTOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Guilherme Soares Vieira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Murilo Marques da Costa Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Poliana Lucena Nunes Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Heloiza Lopes Lago Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Ianca Gontijo Cavalcante Santana Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Francisco Ronaldo Caliman Filho Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Walter Junior Juvêncio de Faria Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Leonardo Vieira Martins Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Doraci Maria dos Santos Trindade Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres

Palavras-chave:

Docência, Formação profissional, Metodologias ativas, Aprendizagem

Resumo

Metodologias ativas, problematização, atividades inovadoras, proporcionam maior aproveitamento e aprendizado aos estudantes. O estudo tem como objetivo refletir o papel do professor como gestor de práticas educativas e metodologias ativas na formação profissional acadêmica. Utilizou-se a análise bibliográfica acerca do protagonismo estudantil nas estratégias baseadas em problematizações e na importância do desempenho do docente na escolha da estratégia, no conteúdo abordado, na gestão da metodologia ativa, na avaliação acadêmica e feedback do processo ensino aprendizagem. Observa-se necessidade de um cuidado no planejamento das atividades e experiências a serem disponibilizadas aos estudantes, a fim de favorecerem eficiência no processo ensino-aprendizagem, visto que os impactos das metodologias no conhecimento são condicionais, onde alguns estudantes se beneficiam em detrimento a outros.

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

NOGUEIRA, Suelen Marçal et al. O DOCENTE COMO GESTOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 72–75, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11119. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES