O DOCENTE COMO GESTOR DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Docência, Formação profissional, Metodologias ativas, AprendizagemResumo
Metodologias ativas, problematização, atividades inovadoras, proporcionam maior aproveitamento e aprendizado aos estudantes. O estudo tem como objetivo refletir o papel do professor como gestor de práticas educativas e metodologias ativas na formação profissional acadêmica. Utilizou-se a análise bibliográfica acerca do protagonismo estudantil nas estratégias baseadas em problematizações e na importância do desempenho do docente na escolha da estratégia, no conteúdo abordado, na gestão da metodologia ativa, na avaliação acadêmica e feedback do processo ensino aprendizagem. Observa-se necessidade de um cuidado no planejamento das atividades e experiências a serem disponibilizadas aos estudantes, a fim de favorecerem eficiência no processo ensino-aprendizagem, visto que os impactos das metodologias no conhecimento são condicionais, onde alguns estudantes se beneficiam em detrimento a outros.
Referências
AIMEE K G; GEE D.; AHMED R. A. Entrustable Professional Activities (EPAs) for Simulation Leaders: The Time Has Come. Journal of Surgical Education. v. 75, n. 5, p. 1137- 1339, 2018.
EVA, K. W. What every teacher needs to know about clinical reasoning. Med Educ . v. 39, n.1, p. 98-106. 2005.
LETRUD K., HERNES, S. Excavating the origins of the learning pyramidmyths. Cogent Education , v. 5,1518638, 2018.
MCCORMICK, A. C., KINZIE, J., GONYEA, R. M. Student Engagement: Bridging Researchand Practice to Improve the Quality of Undergraduate Education. In: Paulsen, M.B., Ed., Higher Education: Handbook of Theory and Research, 28. Springer Netherlands, p. 47-92, 2013.
MAYHEW, M. J., et al. How college affects students: 21st century evidence that higher education works. v. 3. San Francisco, CA: Jossey-Bass. 2016.
MIGUEL, E. R. A. Pierre Bourdieu: fortalecendo referenciais teóricos em metodologias ativas. Espac. Saúde. v. 23, e817, 2022.
WAGNER, K. J. P., MARTINS FILHO, L. J. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: uso, dificuldades e capacitação entre docentes de curso de Medicina. Rev bras educ med. v. 46, n. 1, p:028. 2022.