RELAÇÃO INTERPESSOAL E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
ensino superior, metodologias ativas, aprendizagem centrada no alunoResumo
No intuito de mudanças que a educação tem buscado, como implementação de estratégias de ensino mais flexíveis, eficazes, ativas e centradas no aluno, que mitiguem as limitações dos modelos tradicionais de transmissão de educação, o modelo de metodologias ativas de aprendizagem tem sido evidenciado no cenário do ensino superior. O objetivo de forma geral consiste então em ressaltar quanto a metodologias ativas na Instituição de Ensino Superior. Em caráter específico, enfatizar a necessidade de mudanças no cenário educacional do século XXI; descrever a aprendizagem ativa dentro do contexto educacional no ensino superior; e por fim, salientar renovação metodológica que envolve a utilização de novas formas de organização do ensino centrada no aluno. A metodologia, é bibliográfica, obtendo materiais da base de dados Scielo, e Google acadêmico, utilizando palavras-chave como: ‘educação’, ‘ensino ativo’, ‘inovador’, ‘ativo’, sendo obras entre 2010 a 2023. Através do estudo realizado, pode-se então concluir que o ensino baseado em metodologias ativas enfatiza a importância de dar aos alunos um protagonismo no processo de aprendizagem. Com a implementação no Ensino Superior, as universidades passaram por uma reforma que aumentou significativamente o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Assim, os motivos para a incorporação dessas metodologias variam e incluem tanto benefícios para os alunos quanto vantagens relacionadas ao ensino.
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