RELAÇÃO INTERPESSOAL E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Renata Sousa Nunes Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Ana Júlia Andrade Batista Filha Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Christiny Leal de Oliveira Scalabrini Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Eduarda Raiane Leite Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Fabiana Silva Gomes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Geisenely Vieira dos Santos Ferreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ianca Gontijo Cavalcante Santana Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Lucrécia Ferreira Martins Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Murilo Marques Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Poliana Lucena Nunes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

ensino superior, metodologias ativas, aprendizagem centrada no aluno

Resumo

No intuito de mudanças que a educação tem buscado, como implementação de estratégias de ensino mais flexíveis, eficazes, ativas e centradas no aluno, que mitiguem as limitações dos modelos tradicionais de transmissão de educação, o modelo de metodologias ativas de aprendizagem tem sido evidenciado no cenário do ensino superior. O objetivo de forma geral consiste então em ressaltar quanto a metodologias ativas na Instituição de Ensino Superior. Em caráter específico, enfatizar a necessidade de mudanças no cenário educacional do século XXI; descrever a aprendizagem ativa dentro do contexto educacional no ensino superior; e por fim, salientar renovação metodológica que envolve a utilização de novas formas de organização do ensino centrada no aluno. A metodologia, é bibliográfica, obtendo materiais da base de dados Scielo, e Google acadêmico, utilizando palavras-chave como: ‘educação’, ‘ensino ativo’, ‘inovador’, ‘ativo’, sendo obras entre 2010 a 2023. Através do estudo realizado, pode-se então concluir que o ensino baseado em metodologias ativas enfatiza a importância de dar aos alunos um protagonismo no processo de aprendizagem. Com a implementação no Ensino Superior, as universidades passaram por uma reforma que aumentou significativamente o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Assim, os motivos para a incorporação dessas metodologias variam e incluem tanto benefícios para os alunos quanto vantagens relacionadas ao ensino.

 

 

Referências

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Publicado

2024-04-09

Como Citar

NUNES, Renata Sousa et al. RELAÇÃO INTERPESSOAL E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 11–15, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11118. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES