RELACIONAMENTOS E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
aprendizagem, ensino superior, relacionamentosResumo
Este texto aborda a relevância dos relacionamentos nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior. Percebemos um progressivo aumento do individualismo e indisposição para as relações sociais, gerando uma falta de comprometimento de uns com outros. Sendo a educação parte da socialização humana, o esvaziamento das interações sociais pode comprometer o aprendizado. Diante disso, apresenta alguns relatos de experiência que levantam questões preocupantes relacionadas a ausência de relacionamentos saudáveis e engajamento nos referidos processos. Com base em alguns aportes, o texto discute desde uma conjuntura que converge para a falta de compromisso social, como o desafio da empatia nas relações estabelecidas na comunidade acadêmica. Dessa forma, é possível mensurar o desafio de provocar a referida comunidade a uma reflexão sobre os ganhos de ambientes de aprendizagem permeados de sociabilidade.
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 10.ed. São Paulo: Papirus, 2020.
ALVES, Rubem. Ao professor, com carinho: A arte do pensar e do afeto. São Paulo: Paidós, 2021.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
BROOKS, David. A Segunda Montanha – a busca por uma vida moral. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
GLASSER, William. The Quality School: Managing Students Without Coercion. New York: HarperCollins, 1990.
LAWSON, Kevin E. Historical foundations of Christian education. Christian Education: A Guide to the Foundations of Ministry. Grand Rapid: Baker, 2019. Disponível em: https://digitalcommons.biola.edu/faculty-books/432. Acesso em 22 fev. 2024.