RELACIONAMENTOS E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Adriano Gouveia Lima Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Marcos André Ribeiro Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Marcos Flávio Portela Veras Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Marcos Ricardo Silva Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rubem Alexandre Maia Fonte Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Camila Rodrigues Souza Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Andrea Siqueira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Valdir Lopes Cavalcante Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

aprendizagem, ensino superior, relacionamentos

Resumo

Este texto aborda a relevância dos relacionamentos nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior. Percebemos um progressivo aumento do individualismo e indisposição para as relações sociais, gerando uma falta de comprometimento de uns com outros. Sendo a educação parte da socialização humana, o esvaziamento das interações sociais pode comprometer o aprendizado. Diante disso, apresenta alguns relatos de experiência que levantam questões preocupantes relacionadas a ausência de relacionamentos saudáveis e engajamento nos referidos processos. Com base em alguns aportes, o texto discute desde uma conjuntura que converge para a falta de compromisso social, como o desafio da empatia nas relações estabelecidas na comunidade acadêmica. Dessa forma, é possível mensurar o desafio de provocar a referida comunidade a uma reflexão sobre os ganhos de ambientes de aprendizagem permeados de sociabilidade.

Referências

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 10.ed. São Paulo: Papirus, 2020.

ALVES, Rubem. Ao professor, com carinho: A arte do pensar e do afeto. São Paulo: Paidós, 2021.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BROOKS, David. A Segunda Montanha – a busca por uma vida moral. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

GLASSER, William. The Quality School: Managing Students Without Coercion. New York: HarperCollins, 1990.

LAWSON, Kevin E. Historical foundations of Christian education. Christian Education: A Guide to the Foundations of Ministry. Grand Rapid: Baker, 2019. Disponível em: https://digitalcommons.biola.edu/faculty-books/432. Acesso em 22 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

LIMA, Adriano Gouveia; RIBEIRO , Marcos André; VERAS, Marcos Flávio Portela; COSTA , Marcos Ricardo Silva; FONTE , Rubem Alexandre Maia; BRITO, Camila Rodrigues Souza; SIQUEIRA, Andrea; CAVALCANTE , Valdir Lopes. RELACIONAMENTOS E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 81–86, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11116. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES