RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO CURSO DE DIREITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alessandro Gonçalves da Paixao Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Aline Seabra Toshi Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Ana Paula Mendonça Ferreira Russo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Chrystiano Silva Martins Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Joicy Mara Rezende Rolindo Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Gabriela Gomes dos Santos Naves Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Karla de Souza Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Priscilla Santana Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rubem Alexandre Maia Fontes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relações humanas, aprendizado, direito

Resumo

Este relato de experiência propõe apresentar a importância do Ensino, Pesquisa e Extensão numa dimensão, além da interdisciplinar, mas sim, transdisciplinar, uma vez que de nada adiantará ao profissional deter a técnica, se ele não for capaz de entender que a sua finalidade é contribuir para a construção de uma sociedade melhor: mais justa e mais igualitária. O tema se justifica diante da realidade pujante de tecnologias, cujo pressuposto deve estar nas relações humanas, sem as quais, há grandes probabilidades de nos perdermos, como humanidade, e passarmos a ser apenas repetidores e operadores de conhecimento, tecnicistas, robotizados. O objetivo deste texto, portanto, é trazer à reflexão quão importante é que, tal tripé pedagógico, tenha por alicerce as relações humanas. Para tanto, a construção do saber na academia requer um processo de aprendizagem que se paute em vivências pessoais, discutindo-se os desafios e benefícios das mesmas para a formações de profissionais atentos à realidade social, e capazes de inferir nela, positivamente.

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. In:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 15/02/2024.

Carlini, Angélica Luciá. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: Projeto exploratório na área de relações de consumo. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CHIAPETA, Ana Paula Pessoa Brandão. O aprendizado da docência no ensino superior: experiências e saberes compartilhados por professores do curso de direito sobre o constituir-se professor. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2018.

LEAL, Anne Karoline Bandeira Bonfim; OLIVEIRA, Francisco Kelsen de. Ensino de direito, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na Educação Profissional e Tecnológica: uma revisão sistemática de literatura. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 25, p. 318-337, jan./jun. 2021.

ROBBINS, S. P., & Judge, T. A. (2007). Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

MARQUES, Mário Osorio. Botar a boca no mundo: cidadania, política e ética. Ijuí: Ed. Uijuí, 2003, p. 84.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez. (2017)

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

PAIXAO, Alessandro Gonçalves da; TOSHI, Aline Seabra; RUSSO, Ana Paula Mendonça Ferreira; MARTINS, Chrystiano Silva; ROLINDO, Joicy Mara Rezende; NAVES, Gabriela Gomes dos Santos; OLIVEIRA, Karla de Souza; SILVA, Priscilla Santana; FONTES, Rubem Alexandre Maia. RELAÇÕES HUMANAS E APRENDIZADO NO CURSO DE DIREITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–25, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11111. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES