ATIVIDADE EXTENSIONISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS
Palavras-chave:
relações humanas, aprendizagem, atividade extensionistaResumo
A atividade extensionista exerce um impacto profundo na formação médica, tanto no aspecto da aprendizagem quanto na construção de relações humanas pelos futuros médicos. Ao participarem ativamente de iniciativas de extensão, os estudantes têm a oportunidade de transcender os limites da sala de aula e se engajar em experiências práticas que complementam sua formação acadêmica. O presente trabalho teve o objetivo de fazer um relato de experiência acerca de uma das atividades extensionistas desenvolvidas por alunos de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVangélica) em uma escola da rede pública de saúde de Anápolis-Goiás, ressaltando a contribuição deste processo para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos acadêmicos mediante as relações humanas estabelecidas durante a atividade extensionista. Uma das atividades extensionista abordou temas como anticoncepção, infecções sexualmente transmissíveis e características anatomofisiológicos do aparelho reprodutor feminino. Observou-se uma significativa interação entre os discentes da universidade e os alunos da escola estadual. Este foi um momento profícuo, onde várias dúvidas foram esclarecidas e uma grande oportunidade de educação em saúde, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades sociais e aprimoramento do conhecimento técnico dos estudantes. A interação direta com membros da comunidade e colegas de equipe ofereceu um ambiente propício para o aprimoramento da comunicação, empatia e trabalho em equipe, habilidades que são fundamentais para uma prática médica eficaz e compassiva.
Referências
BATISTA, N. A., BATISTA, S.H.S.S. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. São Paulo: Editora Unifesp, 2008. pp. 101-115.
BIZARRO, R.; MARRA, J.; PEDRO, L.G. A humanização do ensino superior: ações educativas que promovem a aprendizagem. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 23, n.1, p. 155-170, 2016.
COSTA, E.D., KRELING, M.C.G.D, ARAUJO, N.M. Contribuições de um projeto de extensão para a formação profissional de alunos dos cursos de enfermagem e de medicina. Revista Extensão em Foco Palotina, n. 21, p. 18-34, 2020.
DARSIE, C., ROCHA, C.M.F., CARNEIRO, M., GALVÃO, M.C.B. Educação e Saúde, experiências de formação e trabalho. 1. ed. - Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2022.
GOMES, G., SOARES, A.B. Inteligência, Habilidades Sociais e Expectativas Acadêmicas no Desempenho de Estudantes Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.26. n.4, p.780-789.
KENSKI, M.V.; MEDEIROS, R.A.; ORDÉAS, J. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, São Paulo, v.28, n.1, p.141-152, 2019.
SOARES, A.B., GOMES, G., MAIA, F.A., GOMES, C.A.O., MONTEIRO, M.C. Relações interpessoais na universidade: o
que pensam estudantes da graduação em psicologia? Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 1, p. 56- 76, 2016.