ATIVIDADE EXTENSIONISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS

Autores

  • Aline de Araújo Freitas Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Alisson Martins de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Léa Resende Moura Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Jalsi Tacon Arruda Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Luciana Caetano Fernandes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rodrigo Scaliante de Moura Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Sandro Marlos Moreira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Wesley Gomes da Silva Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Claudinei Sousa Lima Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

relações humanas, aprendizagem, atividade extensionista

Resumo

A atividade extensionista exerce um impacto profundo na formação médica, tanto no aspecto da aprendizagem quanto na construção de relações humanas pelos futuros médicos. Ao participarem ativamente de iniciativas de extensão, os estudantes têm a oportunidade de transcender os limites da sala de aula e se engajar em experiências práticas que complementam sua formação acadêmica. O presente trabalho teve o objetivo de fazer um relato de experiência acerca de uma das atividades extensionistas desenvolvidas por alunos de Medicina da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVangélica) em uma escola da rede pública de saúde de Anápolis-Goiás, ressaltando a contribuição deste processo para a aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos acadêmicos mediante as relações humanas estabelecidas durante a atividade extensionista. Uma das atividades extensionista abordou temas como anticoncepção, infecções sexualmente transmissíveis e características anatomofisiológicos do aparelho reprodutor feminino. Observou-se uma significativa interação entre os discentes da universidade e os alunos da escola estadual. Este foi um momento profícuo, onde várias dúvidas foram esclarecidas e uma grande oportunidade de educação em saúde, além de oportunizar o desenvolvimento de habilidades sociais e aprimoramento do conhecimento técnico dos estudantes. A interação direta com membros da comunidade e colegas de equipe ofereceu um ambiente propício para o aprimoramento da comunicação, empatia e trabalho em equipe, habilidades que são fundamentais para uma prática médica eficaz e compassiva.

Referências

BATISTA, N. A., BATISTA, S.H.S.S. A prática como eixo da aprendizagem na graduação médica. São Paulo: Editora Unifesp, 2008. pp. 101-115.

BIZARRO, R.; MARRA, J.; PEDRO, L.G. A humanização do ensino superior: ações educativas que promovem a aprendizagem. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 23, n.1, p. 155-170, 2016.

COSTA, E.D., KRELING, M.C.G.D, ARAUJO, N.M. Contribuições de um projeto de extensão para a formação profissional de alunos dos cursos de enfermagem e de medicina. Revista Extensão em Foco Palotina, n. 21, p. 18-34, 2020.

DARSIE, C., ROCHA, C.M.F., CARNEIRO, M., GALVÃO, M.C.B. Educação e Saúde, experiências de formação e trabalho. 1. ed. - Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2022.

GOMES, G., SOARES, A.B. Inteligência, Habilidades Sociais e Expectativas Acadêmicas no Desempenho de Estudantes Universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.26. n.4, p.780-789.

KENSKI, M.V.; MEDEIROS, R.A.; ORDÉAS, J. Ensino superior em tempos mediados pelas tecnologias digitais. Trabalho & Educação, São Paulo, v.28, n.1, p.141-152, 2019.

SOARES, A.B., GOMES, G., MAIA, F.A., GOMES, C.A.O., MONTEIRO, M.C. Relações interpessoais na universidade: o

que pensam estudantes da graduação em psicologia? Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 1, p. 56- 76, 2016.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

FREITAS, Aline de Araújo et al. ATIVIDADE EXTENSIONISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM E ESTREITAMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 92–95, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11110. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES