RELACIONAMENTOS E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA https://orcid.org/0000-0002-5882-0496
  • Marcos André Ribeiro Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Adriano Gouveia Lima Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Marcos Ricardo da Silva Costa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Rubem Alexandre Maia Fontes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Camila Rodrigues de Souza Brito Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Andrea Siqueira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Valdir Lopes Cavalcante Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

ensino superior, aprendizagem, relacionamentos

Resumo

Este texto aborda a relevância dos relacionamentos nos processos de ensino-aprendizagem no ensino superior. Percebemos um progressivo aumento do individualismo e indisposição para as relações sociais, gerando uma falta de comprometimento de uns com outros. Sendo a educação parte da socialização humana, o esvaziamento das interações sociais pode comprometer o aprendizado. Diante disso, apresenta alguns relatos de experiência que levantam questões preocupantes relacionadas a ausência de relacionamentos saudáveis e engajamento nos referidos processos. Com base em alguns aportes, o texto discute desde uma conjuntura que converge para a falta de compromisso social, como o desafio da empatia nas relações estabelecidas na comunidade acadêmica. Dessa forma, é possível mensurar o desafio de provocar a referida comunidade a uma reflexão sobre os ganhos de ambientes de aprendizagem permeados de sociabilidade.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Especialista em Antropologia Intercultural pela Universidade Evangélica de Goiás, Brasil. Graduação em Teologia Pastoral pela Faculdade Teológica Sul Americana, FTSA, Brasil. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Culturas e Etnodesenvolvimento e Grupo de Pesquisa CNPq "Diálogos Interculturais". Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Direito da UniEVANGÉLICA (NPDU). Professor da Universidade Evangélica de Goiás, UniEVANGELICA, Brasil.

Referências

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 10.ed. São Paulo: Papirus, 2020.

ALVES, Rubem. Ao professor, com carinho: A arte do pensar e do afeto. São Paulo: Paidós, 2021.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991.

BROOKS, David. A Segunda Montanha – a busca por uma vida moral. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.

GLASSER, William. The Quality School: Managing Students Without Coercion. New York: HarperCollins, 1990.

LAWSON, Kevin E. Historical foundations of Christian education. Christian Education: A Guide to the Foundations of Ministry. Grand Rapid: Baker, 2019. Disponível em: https://digitalcommons.biola.edu/faculty-books/432. Acesso em 22 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

VERAS, Marcos Flavio Portela; RIBEIRO, Marcos André; LIMA, Adriano Gouveia; COSTA, Marcos Ricardo da Silva; FONTES, Rubem Alexandre Maia; RODRIGUES DE SOUZA BRITO, Camila Rodrigues de Souza Brito; SIQUEIRA, Andrea; CAVALCANTE, Valdir Lopes. RELACIONAMENTOS E OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 104–109, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11097. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES