EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E CURRICULARIZAÇÃO:

TRAJETÓRIA E REGULAMENTAÇÃO

Autores

  • Ana Luà­sa Lopes Cabral UniEVANGà‰LICA
  • Adrielle Beze Peixoto
  • Heren Nepomuceno Costa Paixão
  • Jà©ssica Batista Araújo
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Juliana Oliveira Hassel Mendes
  • Regina Cà©lia Alves da Cunha
  • Renata Silva Rosa Tomaz

Palavras-chave:

Extensão universitária, Curricularização , Interação universidade-sociedade

Resumo

O objetivo deste estudo foi traçar um breve histórico da evolução da extensão universitária, culminando na implementação da política de curricularização obrigatória da extensão no Brasil a partir de 2018. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental do surgimento da extensão na Inglaterra, da influência da perspectiva de extensão inglesa e estadunidense na extensão brasileira. Nesse contexto, são delineadas propostas que conferem à extensão um papel fundamental na promoção da interação e na troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. No contexto brasileiro, verificou-se que o conceito de extensão sofreu grande influência dos Fóruns Nacionais de Extensão. Em relação às políticas públicas, destaca-se que a curricularização da extensão universitária — meta a ser atendida a partir do Plano Nacional da Educação (PNE 2014/2020) e regulamentada pela Resolução CNE/ CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 representam marcos regulatórios importantes da extensão universitária. Essa reconfiguração da extensão fundamenta- se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

LOPES CABRAL, Ana Luà­sa; BEZE PEIXOTO, Adrielle; NEPOMUCENO COSTA PAIXÃO, Heren; BATISTA ARAÚJO, Jà©ssica; MARA REZENDE ROLINDO, Joicy; OLIVEIRA HASSEL MENDES, Juliana; CÀ©LIA ALVES DA CUNHA, Regina; SILVA ROSA TOMAZ, Renata. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E CURRICULARIZAÇÃO:: TRAJETÓRIA E REGULAMENTAÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 123–128, 2023. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/10441. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 45º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES