A EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CURSO DE FARMÁCIA:

UMA REVISÃO DOS RECENTES AVANÇOS

Autores

  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins Unievangà©lica
  • Lucas Danilo Dias Danilo Dias Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Emerith Mayra Hungria Pinto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Flávia Gonà§alves Vasconcelos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Giovanna Nascimento de Mello e Silva Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Janaà­na Andreia Moscatto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Josà© Elias Flosino de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Karine Watanabe de Brito Duarte Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Larisse Silva Dalla Libera Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

atividade prática , metodologia ativa, ensino , saúde

Resumo

O desenvolvimento e aplicação de atividades práticas no processo ensino-aprendizagem é amplamente visto nos cursos de graduação (incluindo o curso de farmácia) e na pós-graduação stricto sensu. Dentre as inúmeras vantagens observadas relativamente a aplicação da experimentação, destaca-se a aprendizagem ativa do discente e o desenvolvimento da autonomia, o aumento da curiosidade e motivação e consolidação dos conhecimentos teóricos em situações práticas. Neste âmbito, o presente artigo objetivou apresentar uma revisão na literatura através da plataforma Web of Science. Após a realização da pesquisa e seleção dos artigos, foi observado o desenvolvimento e aplicação de diversos protocolos práticos no ensino de discentes do curso de farmácia, incluindo a prática com pacientes na área do cuidado de pacientes e prescrição de medicamentos, ensino de línguas estrangeiras e aplicação de pacientes como docentes no ensino de aspectos holísticos e cuidado integral. No geral, a experimentação é uma tendência no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a atividade prática aperfeiçoa o ensino e contribui para o desenvolvimento habilidades pessoais e
profissionais dos futuros farmacêuticos. 

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Josà© Luà­s et al. A EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CURSO DE FARMÁCIA: : UMA REVISÃO DOS RECENTES AVANÇOS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 82–85, 2023. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/10038. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 45º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES