A EXPERIMENTAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CURSO DE FARMÁCIA:
UMA REVISÃO DOS RECENTES AVANÇOS
Palavras-chave:
atividade prática , metodologia ativa, ensino , saúdeResumo
O desenvolvimento e aplicação de atividades práticas no processo ensino-aprendizagem é amplamente visto nos cursos de graduação (incluindo o curso de farmácia) e na pós-graduação stricto sensu. Dentre as inúmeras vantagens observadas relativamente a aplicação da experimentação, destaca-se a aprendizagem ativa do discente e o desenvolvimento da autonomia, o aumento da curiosidade e motivação e consolidação dos conhecimentos teóricos em situações práticas. Neste âmbito, o presente artigo objetivou apresentar uma revisão na literatura através da plataforma Web of Science. Após a realização da pesquisa e seleção dos artigos, foi observado o desenvolvimento e aplicação de diversos protocolos práticos no ensino de discentes do curso de farmácia, incluindo a prática com pacientes na área do cuidado de pacientes e prescrição de medicamentos, ensino de línguas estrangeiras e aplicação de pacientes como docentes no ensino de aspectos holísticos e cuidado integral. No geral, a experimentação é uma tendência no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a atividade prática aperfeiçoa o ensino e contribui para o desenvolvimento habilidades pessoais e
profissionais dos futuros farmacêuticos.