O VÀNCULO AFETIVO NA RELAÇO PROFESSOR-ALUNO E A APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Afetividade, Professor e aluno, AprendizagemResumo
ESTA PESQUISA DISCORRE A AFETIVIDADE ENTRE PROFESSOR-ALUNO, PRINCIPALMENTE NA RELAÇÃO EXISTENTE DENTRO DA SALA DE AULA. O OBJETIVO � ANALISAR COMO A AFETIVIDADE PODE CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DO ALUNO. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM PESQUISA BIBLIOGR�FICA, A QUAL VALEU DE TEÓRICOS QUE TRABALHAM COM A QUESTÃO DA AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM. COLETA DE DADOS ATRAV�S DE QUESTION�RIOS APLICADOS A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. A AFETIVIDADE FAZ PARTE DA VIDA DO SER HUMANO, PORÉM A MESMA � DESCONSIDERADA DURANTE O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A AFETIVIDADE SE EMPREGADA NO DIA A DIA EM SALA DE AULA, PODE PRESERVAR UM V�NCULO AFETIVO ENTRE PROFESSOR E ALUNO APTO A CONSTITUIR UM MELHOR AVAN�O COGNITIVO DOS ALUNOS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA CRIAN�A, OS V�NCULOS AFETIVOS V�O AMPLIANDO-SE E A FIGURA DO PROFESSOR SURGE COM GRANDE IMPORT�NCIA NA RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, NA �POCA ESCOLAR. ATRAV�S DA ANÁLISE VERIFICAMOS QUE A CONEX�O DE TRANSFER�NCIA SÓ � PROPICIADA QUANDO SE TEM UMA RELAÇÃO DE AFETO COM OUTRA PESSOA ENVOLVIDA E QUE ESSA CONEX�O � UMA IMPORTANTE SUSTENTA��O PARA ESTIMULAR A TRANSMISS�O E A CRIA��O DE V�NCULOS. JUNTOS ELES FORMAM UMA TR�ADE QUE PODE VIR A TORNAR A APRENDIZAGEM PRAZEROSA E PREVENIR FUTUROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM QUE POR VENTURA SURGEM AO LONGO DA VIDA ESCOLAR.