O CONGRESSO DE MILÃO (1880) COMO MARCO HISTÓRICO CULTURAL NA EDUCAÇO DE SURDOS NO BRASIL
Palavras-chave:
Congresso de Milão (1880), Educação de Surdos, BrasilResumo
PARA ENTENDER O PRESENTE, � NECESS�RIO QUE CONHE�AMOS COM PROFUNDIDADE O CONTEXTO HISTÓRICO CULTURAL DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS, ENTENDENDO O PASSADO E SUAS INFLU�NCIAS PARA FAZER DO PRESENTE UMA REALIDADE MELHOR. O CONGRESSO DE MIL�O DE 1880 MARCOU A HISTÓRIA DOS SURDOS DE MANEIRA TÃO FORTE QUE PODEMOS AT� DIVIDIR A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS, ANTES DO CONGRESSO DE MIL�O E DEPOIS DO CONGRESSO DE MIL�O. ANALISAR OS IMPACTOS QUE OCORRERAM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATRAV�S DO CONGRESSO DE MIL�O EM 1880. A ESCOLHA DO CONGRESSO DE MIL�O EM 1880 COMO MARCO HISTÓRICO CULTURAL NA EDUCAÇÃO DO SURDO, COMO TEMA A SER PESQUISADO FEZ-SE NECESS�RIO PARA QUE NÃO APENAS AS COMUNIDADES SURDAS, COMO EDUCADORES E DEMAIS PROFISSIONAIS POSSAM ENTENDER O CONTEXTO HISTÓRICO QUE O SURDO ESTÁ INSERIDO E SUAS INFLU�NCIAS, QUE ESTE TRABALHO POSSA SER OBJETO DE REFLEX�O E MEDIDAS A SEREM DESENVOLVIDAS PARA QUE HAJA A RESOLU��O DAS NECESSIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SUJEITO SURDO EM TODOS OS �MBITOS ESCOLARES. ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS EM CONGRESSO DE MIL�O (1880) E NO BRASIL TAMB�M, QUE ACONTECE SOBRE A EDUCAÇÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO � A PESQUISA BIBLIOGR�FICA E A ANÁLISE DOCUMENTAL DA ATA DO CONGRESSO DE MIL�O DE 1880. CONCLUI-SE, NO ENTANTO, QUE A TRAJETÓRIA DOS SURDOS E SUAS LUTAS POR DIREITOS NO QUE TANGE, A EDUCAÇÃO DE SURDOS, AINDA � UM DESAFIO CONSTANTE, MAS AINDA EXISTEM MUITAS BARREIRAS A SEREM ULTRAPASSADAS.