DE OLHO NA CABEÇA: LIDANDO COM A PEDICULOSE INFANTIL NA COMUNIDADE- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sandra Reis Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Bruno Sardinha Paula Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Daniele Maria Pires Godoy Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Danilo Damasia Calassa Primo Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Fernando Machado Araújo Filho Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Isabela Guedes Mello Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Isabelle Mohn Dirceu Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Júlia Antunes Vieira Nery Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Lara Antunes Nascimento Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Maria Dália Nogueira Macêdo Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Samuel Rodrigues Oliveira Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Theo Figueiroa Brito Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Ieda Maria Borges Oliveira Costa Morais Fundação Evangélica Universitária-FUNEV

Palavras-chave:

Pediculose, Educação em saúde, Primeira infância

Resumo

A pediculose é comum em ambientes escolares, especialmente entre crianças na primeira infância. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Prof. Núbia Eliene dos Santos Freitas, em Anápolis, Goiás, observou-se alta incidência de casos ao longo do ano. Motivados por essa situação, alunos de medicina do módulo de Medicina da Família e Comunidade, com apoio da gestão escolar, realizaram uma ação educativa em maio de 2025. Utilizando o teatro como ferramenta, abordaram temas como contágio, prevenção e tratamento de forma acessível às crianças de 2 a 5 anos. A atividade contou com sete participantes e utilizou aranhas de plástico para simbolizar os piolhos. Durante a apresentação, as crianças demonstraram interesse e empatia, interagindo com respeito e carinho. Ao final, foram distribuídos pentes finos e panfletos informativos às professoras. A experiência evidenciou a importância da integração entre teoria e prática na formação médica e destacou o papel da educação em saúde como instrumento de transformação social.

 

Referências

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

Reis, S., Paula, B. S., Godoy, D. M. P., Primo, D. D. C., Araújo Filho, F. M., Mello, I. G., … Costa Morais, I. M. B. O. (2025). DE OLHO NA CABEÇA: LIDANDO COM A PEDICULOSE INFANTIL NA COMUNIDADE- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais Da Mostra Da Curricularização Da Extensão Do Curso De Medicina Da UniEVANGÉLICA, 1(1), 42–46. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/mostramedicina/article/view/13813

Edição

Seção

Artigos