VIVÊNCIA ACADÊMICA EM UMA UPA PEDIÁTRICA: DESAFIOS E APRENDIZADOS NA ATENÇÃO À URGÊNCIA INFANTOJUVENIL EM ANÁPOLIS-GO
Palavras-chave:
UPA Pediátrica, Urgência e emergência, Saúde da criançaResumo
Este relato de experiência apresenta um relato de experiência vivenciado por um acadêmico de medicina durante visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pediátrica do município de Anápolis-GO. O objetivo foi compreender o funcionamento do serviço de urgência voltado ao público infantojuvenil e refletir sobre os desafios e potencialidades do atendimento multiprofissional em contextos de alta demanda. A vivência permitiu o acompanhamento de rotinas de triagem, atendimento médico, exames laboratoriais, encaminhamentos e organização estrutural da unidade. Os principais casos observados envolveram doenças respiratórias e situações de saúde mental, destacando a importância da abordagem humanizada e integrada. A experiência evidenciou a relevância da prática em campo na formação médica e o papel das UPAs como serviço essencial no Sistema Único de Saúde (SUS).
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção às urgências: prioridade do SUS. Política Nacional de Atenção às
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SANTOS, L. M.; FERNANDES, D. M. Atenção à saúde infantil nas urgências: reflexões sobre a atuação
multiprofissional. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, n. 4, p. 945-952, 2020