APRENDENDO A ENVELHECER COM EMPATIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Giovanna de Moura Frutuoso Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA
  • Luciana Caetano Fernandes Universidade Evangélica de Goiás-UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Envelhecimento, idoso, empatia

Resumo

Esse trabalho relata a experiência de uma oficina educativa com escolares sobre envelhecer. A oficina simulou limitações comuns da velhice para promover empatia e respeito. A ação extensionista, realizada por discentes de Medicina, utilizou estações lúdicas sensoriais e motoras. Os escolares demonstraram maior compreensão sobre o envelhecimento e passaram a valorizá-lo, evidenciando o impacto positivo de ações educativas intergeracionais.

Referências

BARROS, J. et al. A importância dos projetos de extensão na formação acadêmica universitária e

para a sociedade. Brazilian Journal of Education, v. 2, n. 1, p. 19-30, 2024.

BRAGA, Cristina; GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela B. Saúde do Adulto e do Idoso.

BRAGA, Cristina; GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela B. In: O Envelhecimento. Rio de

Janeiro: Ed. Érica, p. 68, 2014.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2022:

primeiros resultados – população por idade. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em:

https://www.ibge.gov.br/ . Acesso em: 31 de maio de 2025.

BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Painel de dados da Ouvidoria

Nacional de Direitos Humanos – Disque 100: dados de violência contra a pessoa idosa.

Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh . Acesso em: 31 de maio de

VERAS, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações.

Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 3, p. 548-554, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global report on ageism. Geneva: World Health

Organization, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240016866 .

Acesso em: 31 de maio de 2025.

Downloads

Publicado

2025-09-17

Como Citar

Frutuoso, G. de M., & Fernandes, L. C. (2025). APRENDENDO A ENVELHECER COM EMPATIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Anais Da Mostra Da Curricularização Da Extensão Do Curso De Medicina Da UniEVANGÉLICA, 1(1), 31–34. Recuperado de https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/mostramedicina/article/view/12816

Edição

Seção

Artigos