A PERCEPÇO DE ALUNOS E PROFESSORES ACERCA DA RELEVÂNCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO DA CONTABILIDADE
Palavras-chave:
Contabilidade. Didática. Ensino.Resumo
A ENSINO DA CONTABILIDADE SEMPRE ESTEVE INTIMAMENTE ATRELADO �S NECESSIDADES ECON�MICAS E SOCIAIS DE CADA PER�ODO HISTÓRICO, E CONSEQUENTEMENTE, DE SUAS POL�TICAS EDUCACIONAIS. AO LONGO DOS ANOS A �NFASE TEÓRICO E PR�TICA NA FORMA��O DO PROFESSOR DE CONTABILIDADE ACARRETOU CERTA NEGLIG�NCIA QUANTO AOS ASPECTOS DID�TICOS E PEDAGÓGICOS DA PR�TICA DOCENTE. O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA � COMPREENDER QU�O CONSCIENTE ALUNOS E PROFESSORES EST�O DA RELEV�NCIA DA DID�TICA DO DOCENTE NA FORMA��O DO PROFISSIONAL EM CONTABILIDADE, J� QUE SÃO OS PRINCIPAIS SUJEITOS DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PORTANTO FOI REALIZADO UM QUESTION�RIO ONLINE PARA OS ALUNOS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, AMBOS DO CURSO DE CI�NCIAS CONT�BEIS DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR EM GOI�S. CONCLUI-SE QUE PARA AMBOS OS SUJEITOS A DID�TICA � RELEVANTE, PORÉM O SIGNIFICADO DE �€ŒCONHECIMENTO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO�€ TOMA CONTORNOS DIFERENTES NA PERCEP��O DE CADA UM. NA PERCEP��O DOS ALUNOS A DID�TICA DO PROFESSOR ESTÁ RELACIONADA COM DOM�NIO DE CONTE�DO E COM A CAPACIDADE QUE ELE TEM DE SATISFAZER A EXPECTATIVA DE UMA APLICA��O PR�TICA DO CONHECIMENTO CONT�BIL. NA PERCEP��O DOS PROFESSORES A DID�TICA ESTÁ RELACIONADA A TEORIA E COMPREENS�O DAS V�RIAS DIMENS�ES DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO E A NECESSIDADE DE METODOLOGIAS ATIVAS, MESMO QUE NA PR�TICA AS METODOLOGIAS TRADICIONAIS AINDA SEJAM AS MAIS UTILIZADAS.