INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS ENCONTRADOS NESSE PROCESSO SEGUNDO A LITERATURA

Autores

  • Alyne Lugon Borges Carvalho
  • Eliane Delfino da Cruz Soares
  • Márcia Sumire Kurogi Diniz

Palavras-chave:

Autismo, Ensino Superior, Desafios.

Resumo

A INCLUS�O DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS, NESSE CASO, PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), DESDE A EDUCAÇÃO B�SICA AT� AO ENSINO SUPERIOR, DEU ORIGEM A GRANDES E SIGNIFICATIVAS MUDAN�AS RELACIONADAS � IMERS�O E PERMAN�NCIA DESSAS PESSOAS NESSES AMBIENTES. A PRESENTE PESQUISA BUSCOU EXPLICITAR OS DESAFIOS VIVENCIADOS POR ESSES ACAD�MICOS EM SALA DE AULA, BEM COMO �QUELES ENFRENTADOS PELOS DOCENTES QUE OS ENSINAM E AS MUDAN�AS CONCEBIDAS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA RECEBEREM ESSE ALUNADO QUE TEM CHEGADO NUMA DEMANDA CADA VEZ MAIS CRESCENTE E RECORRENTE. PARA INVESTIGAR ESSES DESAFIOS, O ESTUDO FOI PAUTADO NA ANÁLISE BIBLIOGR�FICA E TEMAS QUE ABORDAM A INCLUS�O DE ALUNOS AUTISTAS, COM O INTUITO DE PONTUAR E AVERIGUAR AS ORIGENS E CAUSAS DESSES DESAFIOS, CONTRIBUINDO PARA QUE POSSIVELMENTE, SUCEDA-SE A MELHORIA NO ACOLHIMENTO DESSES ALUNOS EM COMUNIDADES ACAD�MICAS E QUE TANTO O SEU INGRESSO QUANTO SUA PERMAN�NCIA, SEJA AGRAD�VEL E MENOS CONTURBADA, POSSIBILITANDO SUA FORMA��O PESSOAL E PROFISSIONAL, DENTRO DESSE CONTEXTO INCLUSIVO.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Docência Universitária