A RELEVÂNCIA DOS PROGRAMAS DE INICIAÇO CIENTÀFICA NA GRADUAÇO NA PERSPECTIVA DE UMA INSTITUIÇO DE ENSINO SUPERIOR EM ANÁPOLIS-GO

Autores

  • Taiane Oliveira Miranda Silva
  • Márcia Sumire Kurogi Diniz

Resumo

A INICIA��O CIENTÍFICA TEM UM PAPEL ESSENCIAL DENTRO DO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE NO ENRIQUECIMENTO DA CI�NCIA NO PA�S. ESSA MODALIDADE, MOTIVA O ALUNO A IR DE ENCONTRO COM A PESQUISA, A ENXERGAR-SE COMO UM PESQUISADOR CAPAZ DE PROPAGAR UM CONHECIMENTO APLIC�VEL E A TER UM OLHAR DIFERENCIADO EM RELAÇÃO A SUA FORMA��O. O PAPEL DO PROFESSOR TORNA-SE CRUCIAL PARA ESSA FORMA��O, POIS ESTE ESTIMULA E POTENCIALIZA A CAPACIDADE DO GRADUANDO. DESSE MODO O ATO DA PESQUISA COLABORA NA FORMA��O DE SERES MAIS CR�TICOS, CONSCIENTES E RESPONS�VEIS ATRAV�S DO CONHECIMENTO P�BLICO. PORTANTO, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA PESQUISA � COMPREENDER QUAL A RELEV�NCIA DOS PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA, NA GRADUAÇÃO, PARA AS PRINCIPAIS INST�NCIAS: PROFESSOR E ALUNO. ATRAV�S DE QUESTION�RIOS APLICADOS NESTE ESTUDO, FOI POSS�VEL ENFATIZAR A PARTICIPA��O DOS ALUNOS-BOLSISTAS E PROFESSORES-ORIENTADORES NOS PROGRAMAS DE INICIA��O CIENTÍFICA EM UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. RECONHECENDO, PORTANTO, QUE SER ATUANTE DESSES PROGRAMAS SEJA COMO ORIENTADOR OU BOLSISTA, TRANSCENDE O FAZER DIDÁTICO E PASSA A SER UM EXERC�CIO SOCIAL E POL�TICO.

Downloads

Publicado

2020-11-20

Edição

Seção

Docência Universitária