CAMINHO DA ROÇA SATERÉ-MAWÉ: OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL INDÀGENA
Palavras-chave:
Educação Escolar Indigena, Educação Infantil, Sateré-MawéResumo
PESQUISA DE NATUREZA APLICADA AO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL IND�GENA. NESTE ARTIGO, OBJETIVAMOS EXPLORAR A FORMA COMO OS SATER�-MAW� DO MUNIC�PIO DE MAU�S/AM, BRASIL, SIGNIFICAM A ESCOLA NA FORMA��O DE SEUS INFANTES. ESSE PROJETO DE PESQUISA SURGIU A PARTIR DO DI�LOGO INTERCULTURAL ENTRE SEUS AUTORES - UMA IND�GENA DA SUPRACITADA ETNIA E DOIS NÃO IND�GENAS. A FIM DE REVISARMOS O QUE J� FOI ESCRITO SOBRE O ASSUNTO E CONTRIBUIRMOS COM NOVAS REFLEX�ES NO TOCANTE � EDUCAÇÃO ESCOLAR IND�GENA, ADOTAMOS OS PROCEDIMENTOS T�CNICOS DE PESQUISA BIBLIOGR�FICA (TEIXEIRA, 2005; ROSEMBERG, 2006; ALVAREZ, 2009), DOCUMENTAL (BRASIL, 1988; 1990; 2005; 2018) E PARTICIPANTE (VELHO, 1978). A INTERPRETA��O DOS DADOS COLHIDOS FOI FEITA POR MEIO DE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SOCIOLÓGICAS (BRAND�ƑO, 1981; ZAMBONI, 2016). UM DOS PRESSUPOSTOS � QUE ALGUNS PAIS PREFEREM QUE SEUS FILHOS PERMANE�AM COM ELES �€ŒNA RO�A�€, OU SEJA, CAMINHANDO AO LADO DA FAMÍLIA NAS PR�TICAS TRADICIONAIS DA CULTURA LOCAL, EM VEZ DE NA ESCOLA, ONDE FICAM �€ŒSENTADOS COMO PEQUENOS ADULTOS�€. OUTRO, � O DE QUE H� AQUELES QUE VEEM A ESCOLA COMO UM CAMINHO PARA QUE SEUS FILHOS ALCANCEM O PREST�GIO SOCIAL DOS NÃO IND�GENAS. E, FINALMENTE, H� AINDA OS QUE, EMBORA NÃO CONSIDEREM A ESCOLA RELEVANTE, MATRICULAM SEUS FILHOS COM O RECEIO DE PERDER BENEF�CIOS SOCIAIS DADOS PELO GOVERNO, CASO NÃO O FA�AM. O QUE � CERTO PORÉM � A CONCLUS�O DO PAPEL DA ESCOLA COMO BEM SIMBÓLICO RESSIGNIFICADO PELA REALIDADE DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL IND�GENA.