PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL: INVESTIGAÇO E PREVENÇO

Autores

  • Luciana Lima Viana dos Santos
  • Mà­rian Peixoto Anders
  • Marcia Sumire Kurogi Diniz

Palavras-chave:

Aprendizagem, Intervenções, Investigação, Prevenção

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR POSS�VEIS PROBLEMAS E SOLU��ES DE APRENDIZAGEM PROVENIENTES DE UM CMEI NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU-SE EM UMA PESQUISA DE CAMPO, DESCRITIVA, QUALI-QUANTITATIVA E TRANSVERSAL, AS INFORMA��ES FORAM COLETADAS POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL E A APLICA��O DOS SEGUINTES INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS: OBSERVA��O NÃO PARTICIPANTE, QUESTION�RIO, DIN�MICA DE GRUPO E ENTREVISTA, TENDO SUAS RESPOSTAS ANALISADAS, TABULADAS E INTERPRETADAS, OS RESULTADOS FORAM APRESENTADOS POR GR�FICOS E REGISTRO DESCRITIVO. VERIFICOU-SE POR MEIO DA ANÁLISE DOS DADOS QUE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA INSTITUI��O PESQUISADA ACONTECE CONFORME ESTABELECIDO NOS PAR�METROS LEGAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC, SEGUINDO OS PADR�ES EXIGIDOS PELO DOCUMENTO. CONSTATOUSE TAMB�M ELEVADO �NDICE DE SATISFA��O DOS SERVIDORES EM FAZER PARTE DA EQUIPE DO CMEI J. A.. NO ENTANTO AINDA H� ALGUNS ASPECTOS RELACIONADOS � ESTRUTURA F�SICA, FALTA DE SERVIDORES, FALTA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS, FALTA DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, � PARTICIPA��O DOS PAIS, � SATISFA��O SALARIAL E � GESTÃO DEMOCR�TICA PARTICIPATIVA QUE PODEM E DEVEM SER APRIMORADOS E APERFEI�OADOS PARA UM MELHOR DESEMPENHO DOS PAP�IS EXIGIDOS DE CADA UM, AS SUGEST�ES DE INTERVEN��ES FORAM DIRECIONADAS ESPECIFICAMENTE PARA ATENDER ESSAS DEMANDAS. EM TODO O CONTEXTO DO PRESENTE ESTUDO, SE FEZ ENTENDER A NECESSIDADE DE MAIS REFLEX�ES, ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL, POIS O APORTE TEÓRICO, POR MAIS QUE SEJA EXCELENTE AINDA � INSUFICIENTE PARA ATENDER AS EXPECTATIVAS ACERCA DO ASSUNTO.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Edição

Seção

Psicopedagogia Clínica e Institucional