O DIFERENCIAL DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PARA O SUJEITO APRENDENTE NA UNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Tatiana de Souza
  • Márcia Sumire Kurogi Diniz

Palavras-chave:

Aprendizagem, Diagnóstico, Institucional, Psicopedagogia

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE EVIDENCIAR O DIFERENCIAL DO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DENTRO DE UMA UNIDADE ESCOLAR QUE VISA MOSTRAR FUNDAMENTALMENTE A IMPORT�NCIA DESTE DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO INVESTIGATIVO DOS ASPECTOS F�SICOS E PSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM PRESENTES NA UNIDADE DE ENSINO ESCOLHIDA PARA TAL ABORDAGEM. ESTE ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO � PAUTADO NA INVESTIGA��O PARA DETECTAR OS FATORES QUE CORROBORAM POSITIVAMENTE E OS QUE PREJUDICAM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SENDO UTILIZADOS OS DADOS COLETADOS DURANTE O DIAGNÓSTICO POR MEIO DO MAPEAMENTO DA INSTITUI��O CONTEMPLANDO A ANÁLISE DO PROJETO POL�TICO PEDAGÓGICO, QUESTION�RIO COM OS FUNCION�RIOS, ENTREVISTA COM O GRUPO GESTOR, OBSERVA��O DA ROTINA ESCOLAR E DIN�MICA APLICADA NA EQUIPE DE TRABALHO. E DENTRE A ANÁLISE DE TODOS ESTES FATORES APRESENTADOS, APONTAR AO GRUPO GESTOR PROPOSTAS DE INTERVEN��ES QUE PODEM PROMOVER MELHORIAS PARA A UNIDADE DE ENSINO DENTRO DA REALIDADE E RECURSOS OFERECIDOS PELA MESMA.CONCLUI-SE QUE � IMPORTANTE O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO DENTRO DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO COMO FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICAR AS POSS�VEIS FALHAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A FIM DE FAZER AS CORRE��ES DE ROTA NECESS�RIAS PARA PROMOVER MELHORIAS NECESS�RIAS NA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Edição

Seção

Psicopedagogia Clínica e Institucional