O USO DE TÉCNICAS MNEMÀ”NICAS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • à‰rica Regina Frota Mota
  • Marcia Sumire Kurogi Diniz

Palavras-chave:

Crianças, Dificuldades de aprendizagem, Memória, Técnicas mnemônicas

Resumo

O OBJETIVO DESTE ESTUDO � ENTENDER A IMPORT�NCIA DO USO DAS TÉCNICAS MNEM�NICAS NO APRENDER DAS CRIAN�AS E COMO OBJETIVOS ESPEC�FICOS COMPREENDER O FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA E OS FATORES PSICOLÓGICOS NECESS�RIOS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E ANALISAR AS ESTRAT�GIAS QUE PODEM MINIMIZAR O AVAN�O DO �NDICE DE CRIAN�AS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. EM BUSCA DESTE OBJETIVO FORAM UTILIZADAS PESQUISAS BIBLIOGR�FICAS FEITA EM LIVROS, ARTIGOS, TESES, DISSERTA��ES E TECNOLOGIA, ENTRETENIMENTO, DESIGN �€“TED, BASEADOS EM PUBLICA��ES CIENT�FICAS DA �REA DA SAÚDE E EDUCAÇÃO. ESTUDOS DE DIVERSAS �REAS MOSTRAM COMO � IMPORTANTE CONHECER O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, NO QUE DIZ RESPEITO � MEMÓRIA E SEUS TR�S MOMENTOS: AQUISI��O, CONSOLIDA��O E EVOCA��O PARA DIRECIONAR O TRABALHO PEDAGÓGICO E SABER UTILIZAR AS TÉCNICAS MNEM�NICAS, SENDO ESTAS ESTRAT�GIAS COGNITIVAS UM MEIO DE PROPICIAR O ARMAZENAMENTO MAIS EFICIENTE DE INFORMA��ES NA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO. VERIFICOU-SE QUE O USO DESTAS ESTRAT�GIAS, AS TÉCNICAS MNEM�NICAS PARA CRIAN�AS, T�M LUGAR DE DESTAQUE NA EDUCAÇÃO E QUE SUA UTILIZA��O CONTRIBUI PARA A AQUISI��O DE NOVOS CONHECIMENTOS. CONCLUIU-SE QUE AS TÉCNICAS MNEM�NICAS AO SEREM UTILIZADAS POR PROFESSORES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR DOS ALUNOS PODER�O TRANSFORMAR O APRENDER EXAUSTIVO EM SABER L�DICO E PRAZEROSO, ONDE O ALUNO AO APREND�-LAS PODE REPETIR AQUELA QUE LHE APRESENTOU MELHOR EFIC�CIA.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Edição

Seção

Psicopedagogia Clínica e Institucional