O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇO E O IMPACTO NA ROTATIVIDADE EM UM SUPERMERCADO EM ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Recrutamento, Rotatividade, Seleção, SupermercadoResumo
POR ESTAR PRESENTE NA VIDA COTIDIANA DAS FAM�LIAS, OS SUPERMERCADOS SE MANT�M EM UM CEN�RIO DE CRISE POLÍTICA E ECON�MICA. DIANTE DESSE CEN�RIO, ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PERCEP��O DOS FUNCION�RIOS E GESTORES A RESPEITO DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELE��O EM UM SUPERMERCADO LOCALIZADO NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI COMPOSTO POR QUATRO TEM�TICAS: EVOLU��O DA GESTÃO DE PESSOAS, PROCESSO DE RECRUTAMENTO, PROCESSO DE SELE��O E ROTATIVIDADE. ESSA PESQUISA � CLASSIFICADA EM BIBLIOGR�FICA E DE CAMPO, ASSIM COMO QUANTITATIVA E QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS CONTOU COM A REALIZA��O DE QUESTION�RIOS FECHADOS E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS DADOS DOS QUESTION�RIOS FORAM TABULADOS EM FORMAS PERCENTUAIS, A PARTIR DISSO, GERADOS GR�FICOS PARA A ANÁLISE DE DADOS, CONTRAPONDO COM AS INFORMA��ES OBTIDAS NA ENTREVISTA, BASEANDO NA LITERATURA. CONCLUI-SE QUE OS GESTORES E COLABORADORES POSSUEM PERCEP��ES PRÓXIMAS DO PROCESSO NA MAIORIA DAS QUEST�ES, PORÉM ALGUMAS DIVERGEM DA LITERATURA, COMO A DESCRI��O DE CARGOS, ABERTURA DE VAGA E ASPECTOS DO PROCESSO DE SELE��O. A PARTIR DISSO, SUGERIU-SE ESTRUTURAR O RECRUTAMENTO E SELE��O EM ETAPAS QUE OTIMIZEM O PROCESSO E IMPACTEM NA ROTATIVIDADE.