PROMOÇO DE SAÚDE EM UMA ESCOLA CULTURAL: RELATO DE EXPERI�NCIA INTERSETORIAL

Autores

  • BEATRIZ DE AMORIM SANTOS
  • GABRIELA RODRIGUES PINHEIRO DE ALMEIDA
  • HENRIQUE DA SILVA FILHO
  • MATHEUS SOARES FERREIRA
  • MIRELLY LORRAYNE SOARES
  • MONARKO NUNES DE AZEVEDO

Resumo

 

PROMO��O DE SA�ŠDE EM UMA ESCOLA CULTURAL: RELATO DE EXPERI�ŠNCIA INTERSETORIAL

BEATRIZ DE AMORIM SANTOS

GABRIELA RODRIGUES PINHEIRO DE ALMEIDA

HENRIQUE DA SILVA FILHO

MATHEUS SOARES FERREIRA

MIRELLY LORRAYNE SOARES

MONARKO NUNES DE AZEVEDO

 

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE DEVE LAN�AR M�O DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA QUE VISA A ORIENTAÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL, ESTIMULANDO O PENSAMENTO CR�TICO E CRIATIVO DO P�BLICO ALVO, UTILIZANDO MATERIAIS PARA A ELABORA��O DE ATIVIDADES BASEADAS NA REALIDADE DOS MESMOS. A EDUCAÇÃO E A PROMO��O DA SAÚDE NÃO PODE ESTAR RESTRITA E SER DE RESPONSABILIDADE SOMENTE DO SETOR SAÚDE, MAS SIM ATUAR EM CONJUNTO COM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE INCLUINDO A CULTURA. SENDO ASSIM, O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA BUSCOU DESENVOLVER A��ES DE PROMO��O DE SAÚDE EM ALUNOS DE UM CENTRO CULTURAL QUE FAVORE�AM ESCOLHAS E H�BITOS SAUD�VEIS. PARA ISSO, UM GRUPO DE ACAD�MICOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS, SOB ORIENTAÇÃO DE UM PROFESSOR ORIENTADOR, ELABORARAM A��ES EDUCATIVAS E PREVENTIVAS A RESPEITO DE TEMAS COMO OS CONHECIMENTOS A RESPEITO DOS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL E GERAL, TRAUMATISMOS DENT�RIOS, ALIMENTA��O SAUD�VEL, BULLYNG, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E ATIVIDADE F�SICA. PARTICIPARAM DAS ATIVIDADES CRIAN�AS, COM FAIXA ET�RIA ENTRE 6 E 13 ANOS DE IDADE, DO CENTRO CULTURAL WASHINGTON RIBEIRO GOMES NO MUNIC�PIO DE ANÁPOLIS, GOI�S. DIANTE DO EXPOSTO, CONSIDEROU-SE QUE AS ESTRAT�GIAS E RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS, APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS, FOI POSS�VEL DIFUNDIR OS TEMAS QUE FORAM PR�-ESTABELECIDOS, LEVANDO INFORMAÇÃO, EDUCANDO � RESPEITO DA SAÚDE E PRINCIPALMENTE DESPERTANDO PARA A NECESSIDADE DE SE INCLUIR OS ENSINAMENTOS COMO H�BITOS DE VIDA.

PALAVRAS-CHAVE: CULTURA, PROMO��O DA SAÚDE, CRIAN�AS.

INTRODUÇÃO

A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA � UTILIZADA EM CASOS OS QUAIS ESTEJAM RELACIONADOS COM A VIDA NA SOCIEDADE, TENDO COMO BASE O ARCO DE MAGUEREZ. ESTE M�TODO VISA A ORIENTAÇÃO DA AUTONOMIA INTELECTUAL, ESTIMULANDO O PENSAMENTO CR�TICO E CRIATIVO DO P�BLICO ALVO, UTILIZANDO MATERIAIS PARA A ELABORA��O DE ATIVIDADES BASEADAS NA REALIDADE DOS MESMOS (PRADO, 2012).

AS A��ES DE INTERVEN��O NÃO SE PODEM SE LIMITAR �S CRIAN�AS, MAS TAMB�M DEVEM ATINGIR INDIRETAMENTE OS PAIS, A FAMÍLIA E A COMUNIDADE AO TODO. SENDO ASSIM, AS A��ES NÃO CONTEMPLAM UNICAMENTE A �REA DE SAÚDE BUCAL, PORÉM ABRANGE TEMAS DE SAÚDE GERAL (FIGUEIREDO ET AL, 2009). COM BASE NESSE CONTEXTO FORAM ELABORADAS A��ES EDUCATIVAS E PREVENTIVAS PLANEJADAS PREVIAMENTE EM UM CRONOGRAMA, COM O INTUITO DE PROBLEMATIZAR OS TEMAS PROPOSTOS PARA CADA DIA COM O AUX�LIO DE RECURSOS EDUCATIVOS.

  OBJETIVOS
  • INSTRUIR SOBRE O CONSUMO MODERADO DOS ALIMENTOS;
  • CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORT�NCIA DO MEIO AMBIENTE;
  • MOTIVAR AS PR�TICAS DE ATIVIDADES F�SICAS DESDE A INF�NCIA;
  • ORIENTAR SOBRE OS CUIDADOS NECESS�RIOS PARA PREVEN��O E TRATAMENTO DOS TRAUMATISMOS DENT�RIOS;
  • EDUCAR A RESPEITO DA IMPORT�NCIA DA SAÚDE BUCAL E OS M�TODOS DE PREVEN��O DAS PRINCIPAIS DOEN�AS DA BOCA;
  • ALERTAR SOBRE OS RISCOS DA PR�TICA DE BULLYING NA INF�NCIA E ADOLESC�NCIA.
  DESENVOLVIMENTO

ESTE PROJETO TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERI�NCIA, ELABORADO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA PROJETO INTERDISCIPLINAR DE POL�TICAS P�BLICAS DE SAÚDE, MINISTRADA NO QUINTO PER�ODO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEV�NGELICA. A EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA POSSIBILITA AOS DISCENTES A CAPACIDADE DE RELACIONAMENTO COM O P�BLICO ALVO ESCOLHIDO.

SENDO ASSIM, O ESTAGIO FOI REALIZADO EM 3 DIAS E FOI ELENCADO OS SEGUINTES TEMAS A SEREM ABORDADOS: ALIMENTA��O, BULLYING, HIGIENE BUCAL, MEIO AMBIENTE, ESPORTE E TRAUMATISMO. DOIS TEMAS FORAM ABORDADOS POR DIA, A PARTIR DOS PONTOS-CHAVES OBSERVADOS NO BAIRRO PELOS ACAD�MICOS.

NO PRIMEIRO DIA FOI FEITO A PROMO��O DOS SEGUINTES TEMAS ALIMENTA��O E BULLYING. NA PARTE DA ALIMENTA��O REALIZAMOS UMA ATIVIDADE COM OS ALUNOS ONDE VEDAMOS OS OLHOS DAS CRIAN�AS, OFERTAMOS AS FRUTAS (MA��, BANANA E MEXERICA) E PEDIMOS A IDENTIFICA��O CORRETA DA FRUTA. J� O SEGUNDO TEMA DO DIA FOI ABORDADO O BULLYING UTILIZANDO A BRINCADEIRA DE BATATINHA QUENTE E PERGUNTAS SOBRE O TEMA.

NO SEGUNDO DIA FORAM ABORDADOS OS TEMAS DE MEIO AMBIENTE E TRAUMATISMO. COM ISSO UMA ATIVIDADE ONDE FORAM DISTRIBU�DAS IMAGENS DE LIXOS E DEVIAM ADIVINHAR QUAL A COR DO LIXO QUE CORRESPONDIA � IMAGEM OFERTADA. NO TRAUMATISMO DEMOS PANFLETOS, NOS QUAIS DEMONSTRAVAM O PROCEDIMENTO NECESS�RIO PARA SE REALIZAR QUANDO, EM ALGUM CASO, HOUVESSE A FRATURA DE FRAGMENTO E AVULS�O DENTARIA.

NO TERCEIRO E �LTIMO DIA DE EST�GIO, OS TEMAS REALIZADOS FORAM HIGIENE BUCAL E ATIVIDADE F�SICA. FOI FEITA A DISTRIBUIÇÃO DE PANFLETOS EDUCACIONAIS DE COMO ESCOVAR OS DENTES CORRETAMENTE, PASSANDO COM AS CRIAN�AS PASSO A PASSO E FORAM OFERTADAS ESCOVAS. NA ATIVIDADE F�SICA FORAM FEITAS BRINCADEIRAS COM TODAS AS CRIAN�AS PRESENTES NA ESCOLA.

  CONSIDERAအဢES FINAIS

UMA VEZ OBSERVADOS OS PRINCIPAIS PONTOS CHAVES A SEREM TRABALHADOS, OS ALUNOS EXECUTARAM AS HIPÓTESES DE SOLU��O COM BASE EM ARTIGOS. ISSO FEZ COM QUE O AUX�LIO NÃO FOSSE SOMENTE PARA AS CRIAN�AS COMPREENDEREM SOBRE TEMAS IMPORTANTES, COMO TAMB�M AOS ACAD�MICOS. NO FIM, O RESULTADO DEU-SE POR SATISFATÓRIO, POIS, APESAR DAS DIFICULDADES, O INTUITO DE: DIFUNDIR OS TEMAS QUE FORAM PR�-ESTABELECIDOS DE FORMA PROBLEMATIZADORA, LEVANTANDO A CURIOSIDADE E A VONTADE DE APRENDER MAIS DAS CRIAN�AS, EM RELAÇÃO AO QUE FOI TRABALHADO, FOI ALCAN�ADO.

REFER�NCIAS:

 

FIGUEIREDO M. F. S. ET AL. MODELOS APLICADOS �S ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE MODELOS APLICADOS �S ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: REVISÃO. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM; MINAS GERAIS; V. 1, N. 63; P.117-21, JANEIRO DE 2010.

PRADO M. L. ET AL. ARCO DE CHARLES MAGUEREZ: REFLETINDO ESTRAT�GIAS DE METODOLOGIA ATIVA NA FORMA��O DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. ESC ANNA NERY, FLORIANÓPOLIS (SANTA CATARINA), V. 1, N. 16, P.172-177, MAR�O DE 2012.

 

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Publicado

2019-06-10

Edição

Seção

Resumo