A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇO INTERPROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE E NA FORMAÇO DO ACAD�MICO DE ODONTOLOGIA
Resumo
A IMPORTယNCIA DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL DA �REA DA SA�ŠDE E NA FORMA��O DO ACAD�ŠMICO DE ODONTOLOGIA
 
ELOIZA FERREIRA FURTADO MELO1; ISABELLA GOMES SILVA OLIVEIRA1; GERALDO JOS� DE OLIVEIRA2; EVELIN SOARES DE OLIVEIRA2; LUCIMAR PINHEIRO ROSSETO2; LARISSA SANTANA ARANTES ELIAS ALVES2.
1 ALUNAS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ODONTOLOGIA , UNIEVANG�LICA,  ANÁPOLIS (GO)
2 PROFESSORES DO CURSO DE ODONTOLOGIA, UNIEVANG�LICA,  ANÁPOLIS (GO)
 
RESUMO: COM A DECAD�NCIA DA METODOLOGIA TRADICIONAL (FLEXNERIANA) DE ENSINO, TEVE-SE A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PEDAGOGIAS QUE POSSIBILITASSEM AOS INDIV�DUOS MOMENTOS REFLEXIVOS E A PARTICIPA��O NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO. VISANDO A MELHOR COMPREENS�O SOBRE O APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA REVISÃO TEÓRICA DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM ALIADA AOS PROCESSOS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM E A TEORIA DAS M�LTIPLAS INTELIG�NCIAS (MI) DE GARDNER. A TEORIA DAS M�LTIPLAS INTELIG�NCIAS (M.I.) DE HOWARD GARDNER REVOLUCIONOU O CAMPO DA PSICOLOGIA COGNITIVA AO ULTRAPASSAR A NO��O COMUM DE INTELIG�NCIA E AO QUESTIONAR A SUPOSI��O DE QUE A INTELIG�NCIA "POSSA SER MEDIDA POR INSTRUMENTOS VERBAIS PADRONIZADOS COMO TESTES DE RESPOSTAS CURTAS REALIZADOS COM PAPEL E L�PIS." A IMPLEMENTA��O DESSES M�TODOS PELAS UNIVERSIDADES � DE EXTREMA IMPORT�NCIA PARA A OTIMIZA��O DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PARA A FORMA��O DE INDIV�DUOS AUT�NOMOS, COM CONSCI�NCIAS CR�TICAS E CAPAZES DE DESENVOLVEREM RELA��ES INTERPROFISSIONAIS PARA TOMADAS DE DECIS�ES E RESOLU��O DE PROBLEMAS, SENDO COMPROVADOS OS BENEF�CIOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR AOS ACAD�MICOS DA �REA DA SAÚDE QUE TEM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ESSAS MODALIDADES DE ENSINO ASSOCIADA � EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR.
PALAVRAS CHAVE: EDUCAÇÃO, METODOLOGIA, SAÚDE, ENSINO, INTERDISCIPLINAR, APRENDIZAGEM.
 
- INTRODUÇÃO
 
NO �MBITO DA EDUCAÇÃO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM � EXTREMAMENTE IMPORTANTE. ATUALMENTE, NO ENSINO SUPERIOR, AS METODOLOGIAS DE ENSINO EST�O BASTANTE DIFERENCIADAS DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO BANC�RIA UTILIZADAS ANTERIORMENTE.  A EDUCAÇÃO BANC�RIA, NO QUAL H� UM DEPÓSITO DE CONTE�DOS SEM QUE OCORRA CONTEXTUALIZA��O E REFLEX�O, NÃO SE MOSTROU  EFICIENTE FRENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, REPRESENTANDO HOJE EM DIA UM DOS PRINCIPAIS OBST�CULOS PARA  A APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA ATUAL VISA � FORMA��O DE INDIV�DUOS COMO UM TODO ABRANGENDO DESDE ASPECTOS T�CNICOS, COMO INTERPROFISSIONAIS E HUMANIZADOS, ATRAV�S DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE VISAM UM ENSINO QUE CAPACITE OS ESTUDANTES PARA TRABALHAR EM GRUPOS, SEREM AUT�NOMOS, CAPAZES DE RESOLVER PROBLEMAS COTIDIANOS [2, 3, 4]. AL�M DESSAS, CENTRAM-SE NO INDIV�DUO AFIRMANDO QUE CADA PESSOA DESENVOLVE UMA MANEIRA DIFERENTE DE APREENDER E CLASSIFICAM A APRENDIZAGEM  COMO UM PROCESSO COMPOSTO DE DIVERSOS N�VEIS, COMO O PROPOSTO PELOS PROCESSOS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM E A TEORIA DAS M�LTIPLAS INTELIG�NCIAS PARA POSSIBILITAR AOS INDIV�DUOS MOMENTOS REFLEXIVOS E A PARTICIPA��O NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO [ 1, 5].
 
- OBJETIVO
 
O OBJETIVO DESTE TRABALHO � APRESENTAR UMA REVISÃO TEÓRICA DA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM  ALIADA  AOS PROCESSOS COGNITIVOS DA TAXONOMIA DE BLOOM  E A TEORIA DAS M�LTIPLAS INTELIG�NCIAS (MI) DE GARDNER.
 
- DESENVOLVIMENTO
 
AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM VISAM UMA EDUCAÇÃO CENTRADA NAS NECESSIDADES E DIFEREN�AS INDIVIDUAIS, LEVANDO EM CONSIDERA��O CADA INDIV�DUO COMO UM SER ÚNICO E COM NECESSIDADES ESPEC�FICAS E COLOCA O ACAD�MICO COMO PRINCIPAL AGENTE RESPONS�VEL PELA SUA EDUCAÇÃO, TRANSFORMANDO-O EM UM SER AUT�NOMO E PENSANTE, SENDO ESPECIALMENTE �TIL NOS CURSO DE GRADUAÇÃO DA �REA DA SAÚDE [2,3, 4]. DENTRE AS IN�MERAS TEORIAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO TEMOS:
- TEORIA DAS M�LTIPLAS INTELIG�NCIAS (M.I.) DE HOWARD GARDNER: ULTRAPASSOU A NO��O COMUM DE INTELIG�NCIA AO QUESTIONAR A SUPOSI��O DE QUE A INTELIG�NCIA �€ŒPOSSA SER MEDIDA POR INSTRUMENTOS VERBAIS PADRONIZADOS COMO TESTES DE RESPOSTAS CURTAS REALIZADOS COM PAPEL E L�PIS�€. CADA INTELIG�NCIA ESTA RELACIONADA COM A CAPACIDADE E HABILIDADE DE RESOLVER DETERMINADOS PROBLEMAS, PODENDO ESSAS VARIAR DE ACORDO COM O INDIV�DUO [5];
- PROCESSOS COGNITIVOS DE BLOOM: O CONHECIMENTO � ADQUIRIDO GRADUALMENTE, NA QUAL H� DIVERSOS N�VEIS DE COMPLEXIDADE E PARA SE PROGREDIR PARA UM N�VEL SUPERIOR � NECESS�RIO TER PASSADO PELO ANTERIOR [1].
 
- CONSIDERA��ES FINAIS
 
DESSA FORMA, A IMPLEMENTA��O DESSAS METODOLOGIAS PELAS INSTITUIÇÕES E ENSINO SUPERIOR CONTRIBUI PARA A OTIMIZA��O DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E PARA A FORMA��O DE INDIV�DUOS AUT�NOMOS, COM CONSCI�NCIAS CR�TICAS E CAPAZES DE DESENVOLVEREM RELA��ES INTERPROFISSIONAIS PARA TOMADAS DE DECIS�ES E RESOLU��O DE PROBLEMAS, SENDO COMPROVADOS OS BENEF�CIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AOS ACAD�MICOS DA �REA DA SAÚDE QUE TEM OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR ESSAS MODALIDADES DE ENSINO ASSOCIADA � EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL.
 
- REFER�NCIAS BIBLIOGR�FICAS
 
[1] FERRAZ, A. P. C. M.; BELHOT, R.V. TAXONOMIA DE BLOOM: REVISÃO TEÓRICA E APRESENTA��O DAS ADEQUA��ES DO INSTRUMENTO PARA DEFINI��O DE OBJETOS INSTITUCIONAIS. GEST. PROD., SÃO CARLOS, V.17, N.2, P.421-432, 2010.
[2] FINKLER, M.; NEGREIROS, D. P. FORMA��O X EDUCAÇÃO, DEONTOLOGIA X �TICA: REPENSANDO CONCEITOS, REPOSICIONANDO DOCENTES. REVISTA DA ABENO, 18(2): 37-44, 2018.
[3] BATISTA, N. A. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE: CONCEP��ES E PR�TICAS. CADERNO FNEPAS, V. 2, P. 25-28, JANEIRO 2012.
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[5] LIMA, F. G.; DOMINGUES, L. H.; VIDOTTI, A. P. IMPORT�NCIA DO CONHECIMENTO SOBRE DIFERENTES TIPOS DE INTELIG�NCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. REVISTA CESUMAR CI�NCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS, V.23, N.1, P. 63-75, JAN./JUN. 2018 - ISSN 1516-2664.