O ESPAÇO CULTURAL COMO AMBIENTE FAVORÁVEL PARA O ENSINO EM SAÚDE
Resumo
O ESPAအO CULTURAL COMO AMBIENTE FAVOR�VEL PARA O ENSINO EM SA�ŠDE
VICTÓRIA DE ANDRADE DALLARA SATO, EDUARDO AC�CIO DE SOUSA, EUSLLAINY DE ALMEIDA VALADARES, GABRIELLA ROCHA LINHARES, J�LIA MOREIRA DEL FIACO, MONARKO NUNES DE AZEVEDO.
 
O AMBIENTE CULTURAL CONFIGURA-SE COMO UM LOCAL RESPONS�VEL TANTO PELO CRESCIMENTO QUANTO PELO DESENVOLVIMENTO ART�STICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL DO INDIV�DUO. E, SENDO UM ESPA�O QUE ENVOLVE V�RIOS SETORES DO SABER, AS ATIVIDADES REALIZADAS FORAM UMA FORMA DE ARTICULAR OS CONHECIMENTOS DOS PRESENTES ACERCA DA SAÚDE NO SEU COTIDIANO. SOB ESSA PERSPECTIVA, O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI RELATAR A EXPERI�NCIA VIVIDA POR ACAD�MICOS DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS EM UMA ESCOLA DE CIRCO DO MUNIC�PIO, OS QUAIS REALIZARAM ATIVIDADES EDUCACIONAIS E DE CAR�TER PROBLEMATIZADOR COM TEMAS COMO SAÚDE BUCAL, ALIMENTA��O SAUD�VEL, PR�TICA DE EXERC�CIO F�SICO E TRAUMATISMO. PARTICIPARAM DO ESTUDO, CRIAN�AS ENTRE 7 E 14 ANOS, DE AMBOS OS SEXOS, DO CENTRO CULTURAL WASHINGTON RIBEIRO GOMES NA �REA DE ABRANG�NCIAS DA USF BOA VISTA-SÃO CARLOS EM ANÁPOLIS-GO. ENTENDENDO QUE A INCLUS�O DE H�BITOS SAUD�VEIS EM UMA IDADE E AMBIENTE QUE FAVORE�A COM O INDIV�DUO OS PERPETUE AO LONGO DE SUA VIDA, CONSIDERA-SE QUE AS ESTRAT�GIAS ADOTADAS NESSA INTERVEN��O CONTRIBU�RAM NÃO SÓ PARA A FORMA��O INFANTIL DOS PARTICIPANTES NO PROCESSO DO CONHECER, MAS TAMB�M PARA GERAR FUTUROS PROFISSIONAIS CIRURGI�ES-DENTISTAS MAIS CR�TICOS E HUMANIZADOS SEGUINDO O PERFIL DESEJADO NAS DIRETRIZES QUE REGEM OS CURSO DE GRADUAÇÃO NO PA�S.
 PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO, INFANTIL, DESENVOLVIMENTO.
 
 
 
 
 
INTRODUÇÃO
ENTENDE-SE QUE � DA NATUREZA HUMANA A CAPACIDADE DE INTERAGIR COM OS FEN�MENOS PRESENTES NA SUA REALIDADE E ESTABELECER RELA��ES ENTRE INDIV�DUOS DENTRO DA VIDA EM SOCIEDADE. ESSE CONTEXTO REVELA A IMPORT�NCIA DE CONHECER A REALIDADE EM SI, PROPORCIONANDO UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NA COMUNIDADE, O QUE POSSIBILITA UMA MAIOR ATUA��O EPIDEMIOLÓGICA SOBRE A MESMA (BORILLE, 2012).
OS PRIMEIROS ANOS DA VIDA ESCOLAR DE CRIAN�AS SÃO CONSIDERADOS UMA �POCA OPORTUNA PARA QUE ELAS DESENVOLVAM H�BITOS SAUD�VEIS. DESTA FORMA, A ESCOLA POSSUI UM PAPEL ESPEC�FICO NA PROMO��O DE SAÚDE BUCAL, CRIANDO H�BITOS E COMPORTAMENTOS QUE FAVORECEM A MELHORIA DESTA, INDO AL�M DA PR�TICA ODONTOLÓGICA. ASSIM H�, PORTANTO, A NECESSIDADE DE SEREM TRABALHADAS INTERVEN��ES DE CAR�TER EDUCATIVO-PREVENTIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR (SOUZA ET AL., 2015).
PARA TANTO, O OBJETIVO DA ESTRAT�GIA � PAUTAR AS A��ES EDUCATIVO-PREVENTIVAS NO MODELO DA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, PARA GARANTIR AO INDIV�DUO UMA MAIOR INTERA��O NO SEU PROCESSO DE TRANSFORMA��O, ESTIMULANDO A PROMO��O DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA. AS A��ES EDUCATIVAS AJUDAM AS PESSOAS NO SEU PROCESSO DE MUDAN�A DE COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA, FACILITANDO A COMPREENS�O DOS BENEF�CIOS DESSA MUDAN�A (SANTOS, 2017).
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OBJETIVOS
- CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORT�NCIA DE SE FALAR SOBRE BULLYING NOS DIAS ATUAIS;
- INFORMAR SOBRE OS RISCOS E CONSEQU�NCIAS DAS DROGAS;
- INSTRUIR SOBRE A IMPORT�NCIA DA HIGIENE BUCAL CORRETA COMO FORMA DE PREVEN��O DE C�RIES E OUTRAS DOEN�AS;
- INSTRUIR SOBRE OS PRIMEIROS SOCORROS EM CASOS DE TRAUMATISMO DENT�RIO;
- MOTIVAR A PR�TICA DE EXERC�CIOS F�SICOS PARA GARANTIR A QUALIDADE DE VIDA;
- PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E PERCEP��O CR�TICA SOBRE A VIDA PROFISSIONAL FUTURA.
 
DESENVOLVIMENTO
DIANTE DOS ACHADOS OBTIDOS A PARTIR DO EST�GIO, FOI NOTÓRIO QUE MESMO COM A PROXIMIDADE DA ESCOLA DE CIRCO COM A UBS, POUCO SE V� A��ES DE SAÚDE VOLTADAS AO P�BLICO QUE FREQUENTA O ESPA�O. O QUE TRAZ � TONA A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE TEMAS ATUAIS E QUE PERMEIAM A REALIDADE DESSE P�BLICO ALVO, EM SUA MAIORIA CRIAN�AS.
POR ISSO, A EQUIPE TRABALHOU EM CONJUNTO COM O PROFESSOR ORIENTADOR DOS DIAS 04 DE SETEMBRO AO DIA 06 DE NOVEMBRO DE 2018 TEMAS COMO, A IMPORT�NCIA DA HIGIENE BUCAL, O BULLYING, O FUTURO PROFISSIONAL, AS CONSEQU�NCIAS DAS DROGAS E AS PR�TICAS ESPORTIVAS.
NESSA PERSPECTIVA E METODOLOGIA, ENTENDE-SE QUE A EDUCAÇÃO CONSTITUI DE UM ESPA�O DE INTERA��O, PODENDO UTILIZAR-SE DE A��ES E ATIVIDADES PARA PERMITIR A ARTICULA��O DOS SABERES, ONDE ALIADOS A SAÚDE PODEM MUDAR O COTIDIANO DOS ENVOLVIDOS.
DESSE MODO, NOTA-SE QUE FOI INTERESSANTE RESSALTAR A IMPORT�NCIA DE REALIZAR ATIVIDADES EDUCACIONAIS E DE CAR�TER PROBLEMATIZADOR COM AS CRIAN�AS ACERCA DA SAÚDE NO SEU COTIDIANO. POIS AS MESMAS EST�O NA FASE DE MAIOR FACILIDADE PARA DESENVOLVER H�BITOS SAUD�VEIS, TRANSFORMANDO A REALIDADE DELAS EM SEU CONTEXTO SOCIAL.
 
CONSIDERAအဢES FINAIS
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONFIGURA-SE COMO UM INSTRUMENTO EFICAZ PARA O PROCESSO DE PROMO��O DA SAÚDE, TENDO EM VISTA QUE FAVORECE A AUTONOMIA E A FORMA��O CIDAD� DO INDIV�DUO, AL�M DE TORNA-LO PARTICIPANTE NA CONSTRU��O DO CONHECIMENTO EM SAÚDE.
AS RELA��ES ENTRE OS DISCENTES E O CENTRO CULTURAL WASHINGTON RIBEIRO GOMES NA �REA DE ABRANG�NCIAS DA USF BOA VISTA-SÃO CARLOS EM ANÁPOLIS-GO, PROPORCIONOU NOVAS EXPERI�NCIAS, APROXIMANDO OS ACAD�MICOS DE UMA INSTITUI��O DO SETOR P�BLICO.
A PARTIR DISSO, O OBJETIVO DE TRANSFORMAR A REALIDADE DAS CRIAN�AS E ADOLESCENTES EM SEU CONTEXTO SOCIAL, ATRAV�S DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA E INTERDISCIPLINAR E QUE RESGATE TEMAS DIVERSOS FOI REALIZADO DE MANEIRA CONSISTENTE, EM UM ESPA�O QUE POUCO SE V� A��ES DE SAÚDE VOLTADAS AO P�BLICO QUE O FREQUENTA.
LOGO, ESSA ATIVIDADE CONTRIBUIU PARA A CONSTRU��O E O APRIMORAMENTO DE UMA DID�TICA DOCENTE ATRAV�S DE DISCENTES, ENRIQUECENDO A FORMA��O DO PERFIL DE EGRESSO DE MANEIRA CR�TICA E APRIMORANDO O CONHECIMENTO DO ENSINO EM SAÚDE, GERANDO ASSIM FUTUROS EGRESSOS CIRURGI�ES-DENTISTAS MAIS CR�TICOS E TAMB�M HUMANIZADOS.
 
REFER�ŠNCIAS BIBLIOGR�FICAS
BORILLE, DAYANE CARLA ET AL. A APLICA��O DO M�TODO DO ARCO DA PROBLEMATIZA��O NA COLETA DE DADOS EM PESQUISA DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERI�NCIA. TEXTO & CONTEXTO - ENFERMAGEM, [S.L.], V. 21, N. 1, P.209-216, MAR�O, 2012.
SANTOS, DANIEL BATISTA CONCEI��O DOS; PEREIRA, THAMIRES. A METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA UTILIZADA NA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE. ENFOPE, SERGIPE, V. 10, N. 1, P.1-11, MAR�O, 2017.
SOUZA, LARISSA MOREIRA DE ET AL. SAÚDE BUCAL NO ယMBITO ESCOLAR E FAMILIAR: DA AUTONOMIA � TRANSFORMA��O SOCIAL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO M�DICA, [S.L.], V. 39, N. 3, P.426-432, SETEMBRO, 2015.