O SENTIDO DA FORMAÇO: UMA ANÁLISE DA FORMAÇO DE PROFESSORES A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÀTICA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Teoria Crítica

Resumo

O ESFOR�O DE COMPREENDER OS ASPECTOS CONCERNENTES AO PROCESSO FORMATIVO CONSTITUI UM EXERC�CIO PERMANENTE, POIS EXIGE O ESFOR�O DE SITUAR CONCEP��ES TEÓRICAS, PROCESSOS HISTÓRICOS E DESDOBRAMENTOS �TICOS QUE SE ENCONTRAM EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO. NESTE ESTUDO FOI REALIZADO UMA ANÁLISE TEÓRICA DO SENTIDO DA FORMA��O DE PROFESSORES NO CONTEXTO BRASILEIRO ATUAL A PARTIR DA PERSPECTIVA DA TEORIA CR�TICA. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA ANALISAR A FORMA��O DE PROFESSORES NA DIMENS�O DA FORMA��O DOCENTE E DA FORMA��O PROFISSIONAL. PARA ISSO, OPTAMOS PELA PESQUISA BIBLIOGR�FICA E PELA ANÁLISE DOCUMENTAL DE TRECHOS PRESCRITIVOS REFERENTES � EDUCAÇÃO E � FORMA��O NO BRASIL. CONCLU�MOS QUE O ATUAL SENTIDO DA FORMA��O DE PROFESSORES SE ENCONTRA NO MODELO DE ARTICULA��O ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO SOCIAL, CUJO PROCESSO ORIENTA A FORMA��O DE SUJEITOS CONFORMADOS AO RITMO DA SOCIEDADE CAPITALISTA. APONTA-SE A NECESSIDADE DA RENOVA��O DO SENTIDO QUE ORIENTA A FORMA��O POR MEIO DA REFLEX�O ENGAJADA E CR�TICA DE SEUS DETERMINANTES.

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Publicado

2022-07-25

Edição

Seção

PBIC - UniEVANGÉLICA