PROMOÇO DA CULTURA DE PAZ NO CONTEXTO DE AÇÀ•ES DO PSE: CONCEPÇÀ•ES E ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE INSTITUIÇO PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Sheila Mara PEDROSA
  • Jhovanna Xavier Rodrigues SANTOS

Resumo

SAÚDE E EDUCAÇÃO SÃO CONSTANTEMENTE EVOCADAS QUANDO A QUESTÃO GIRA EM TORNO DAS CONDI��ES DE VIDA. A INTERA��O ENTRE ELAS, INDEPENDENTEMENTE DE ONDE OCORRE - ESCOLA OU SERVI�O DE SAÚDE - CONSTITUI UM CAMINHO IMPORTANTE PARA A CONQUISTA DA QUALIDADE DE VIDA. A CONSTRU��O DE PR�TICAS PEDAGÓGICAS RELACIONADAS A ESSA INTERA��O � UM GRANDE DESAFIO FRENTE �S DEMANDAS QUE AS ESCOLAS ENFRENTAM (CARVALHO, 2015).

A PROMO��O DA SAÚDE NA ESCOLA � UMA PRIORIDADE INTERSETORIAL COMPLEXA POR V�RIAS RAZ�ES. AINDA QUE AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE VENHAM SE REALIZANDO DESDE MUITO TEMPO, NA MAIORIA DAS VEZES MANT�M SEU FOCO NA PREVEN��O E NO CONTROLE DE DOEN�AS E MUITO POUCO NA QUESTÃO DA FORMA��O DE ATITUDES SAUD�VEIS DE VIDA, DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL E DA SAÚDE MENTAL E EM PR�TICAS MAIS EFETIVAS (OPAS, MINIST�RIO DA SA�ŠDE, 2007).

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Publicado

2019-01-23

Edição

Seção

PBIC - UniEVANGÉLICA