ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE PERFIS METÁLICOS LIGHT STEEL FRAME TIPO CANTONEIRAS

Autores

  • Ana Júlia Figueiredo Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres
  • Maria Eduarda Rodrigues Ferreira Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres
  • Joaquim Orlando Parada Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres
  • Eduardo Martins Toledo Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres
  • Jéssica Nayara Dias Universidade Evangélica de Goiás – Campus Ceres

Palavras-chave:

Cantoneiras., Light steel frame., Conexões parafusadas., Carga de ruptura.

Resumo

A engenharia civil sempre desempenhou um papel importante em uma sociedade, proporcionando o desenvolvimento econômico necessário para suprir as demandas existentes para a melhora da qualidade de vida da população. Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico se mostra fundamental para o avanço contínuo desse setor, fazendo com que existam melhores resultados. O Light Steel Frame – LSF é uma inovação em estrutura de aço leve, e vem sendo um método construtivo bastante difundido em diversos países, apresentando inúmeras vantagens em relação aos métodos tradicionais. O pleno entendimento das limitações dos elementos construtivos necessários nesse sistema é indispensável, pois falhas podem ocorrer no caso de utilização inadequada. Partindo do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades mecânicas que regem o comportamento de perfis do tipo cantoneiras, confeccionadas e comercializadas pela empresa Isoeste Metálica, localizada na cidade de Anápolis-GO, quanto a carga e o mecanismo de ruptura do perfil analisado. Nesse sentido, os testes foram realizados na sede da própria empresa, onde se montou uma estrutura com alguns dispositivos auxiliares, como: Aplicador de carga, célula de carga, transmissor de carga e apoios. Ao longo do ensaio, foram testados 16 perfis do tipo cantoneiras que foram divididos em dois grupos, L60x30x1.25mm – ZAR400 e L90x30x2.30mm – ZAR400, que foram aplicados nas ligações entre os perfis do sistema ISOTELHADO, sendo feita a verificação entre banzos e estrutura de apoio e as ligações entre as terças e os banzos. Deste modo, cada perfil foi submetido a uma série de carregamentos com o intuito de obter sua carga de ruptura. Com os resultados, foi possível observar que os perfis com espessura de 1,25 mm passaram em todos os casos pelas etapas de deformação plástica em seu mecanismo de ruptura até chegar ao seu colapso por meio do arrancamento de parafusos, enquanto os perfis com espessura de 2,30 mm mostraram que os modelos que sofreram colapso, por arrancamento de parafusos, falharam antes mesmo de obter grandes deformações. Apesar dos resultados alcançados terem sido satisfatórios, de acordo com a empresa, não foi possível identificar o tipo de esforço que ocasionou na falha dos componentes, sendo necessário, para próximos testes, um maior controle tecnológico durante a realização dos ensaios, de modo a reduzir as incertezas.

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Publicado

2024-07-24