VÍRUS INFLUENZA A: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Wélida Rodrigues de Souza Campos Faculdade Evangélica de Goianésia
  • Camila Cardoso Faculdade Evangélica de Goianésia

Palavras-chave:

Vírus da Influenza A, Epidemias, Imunização.

Resumo

INTRODUÇÃO: A INFLUENZA A É UMA DOENÇA CAUSADA PELO VÍRUS H1N1, UM VÍRUS RNA FITA SIMPLES QUE SOFRE DIVERSAS MUTAÇÕES GÊNICAS FACILITANDO O APARECIMENTO DE VÁRIOS SUBTIPOS DESSE VÍRUS. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DIVERSIDADE E PATOGENICIDADE DO VÍRUS INFLUENZA A BEM COMO FAZER UMA BREVE ASSOCIAÇÃO DOS SURTOS OCORRIDOS EM 2016 E 2018 NO ESTADO DE GOIÁS, HAJA VISTA QUE DIANTE DAS SITUAÇÕES CITADAS, A POPULAÇÃO AINDA TEM BASTANTE DÚVIDA SOBRE A DOENÇA DE POTENCIALIDADE FATAL.

METODOLOGIA: O PRESENTE ESTUDO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E QUALITATIVO, DISCUTE OS SURTOS DA INFLUENZA A OCORRIDOS NO ESTADO DE GOIÁS NOS ANOS DE 2016 E 2018.

RESULTADOS/DISCUSSÃO A INFLUENZA A, É UMA INFECÇÃO VIRAL AGUDA QUE ACOMETE O TRATO RESPIRATÓRIO, CAUSADA PELO VÍRUS H1N1 DE ALTA TRANSMISSIBILIDADE. SEU MODO DE TRANSMISSÃO PARA OS SERES HUMANOS BASEIA-SE NA DISSEMINAÇÃO DE GOTÍCULAS CONTENDO PARTÍCULAS VIRAIS. EM 2016, AO TODO FORAM CONFIRMADOS 313 CASOS DA DOENÇA EM GOIÁS. NO ANO DE 2018 A DOENÇA SE ANTECIPOU E ATÉ ENTÃO, JÁ FORAM REGISTRADOS MAIS DE 16 CASOS CONFIRMADOS. SABE-SE DA ASSOCIAÇÃO DA DOENÇA COM O CLIMA, SENDO UMA DOENÇA QUE TEM MAIOR PREVALÊNCIA NO INVERNO.

CONCLUSÃO: A PRINCIPAL TEORIA SOBRE A ORIGEM DOS VÍRUS FALA SOBRE A PERDA DE FUNÇÕES DE UMA LINHAGEM DE CÉLULAS AO LONGO DE SUA HISTÓRIA EVOLUTIVA, FAZENDO COM QUE ESTA LINHAGEM TENHA SE TORNADO UM TIPO DE PARASITA INTRACELULAR OBRIGATÓRIO CHAMADO HOJE DE VÍRUS E QUE TEM SOFRIDO MUTAÇÕES DESDE O SEU SURGIMENTO ATÉ ENTÃO, ORIGINANDO SEMPRE NOVAS LINHAGENS E SUBTIPOS VIRAIS. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO É POSSÍVEL AFIRMAR O MOTIVO PELO QUAL FAVORECE A MUTAÇÃO DO VÍRUS H1N1. APESAR DA SUA ALTA TRANSMISSIBILIDADE É NECESSÁRIO MUNIR-SE DE CUIDADOS RELEVANTES A FIM DE EVITAR A INFECÇÃO PELO VÍRUS, TAIS COMO HIGIENE DAS MÃOS E DO TRATO RESPIRATÓRIO E VACINAÇÃO DOS GRUPOS DE RISCO.

Biografia do Autor

Wélida Rodrigues de Souza Campos, Faculdade Evangélica de Goianésia

Acadêmica do curso de Enfermagem, Faculdade Evangélica de Goianésia, Faceg, Brasil. E-mail: wellydadesousa@hotmail.com

Camila Cardoso, Faculdade Evangélica de Goianésia

Professora Mestra, Faculdade Evangélica de Goianésia, Faceg, Brasil. E-mail: camila.faceg@gmail.com

Publicado

2023-11-24