Fortalecendo a saúde da mulher: Uma jornada de integração e empoderamento – Relato de experiência

Authors

  • Maralice Machado Daris Faculdade evangélica de Goianésia FACEG
  • Eloá Teresa Pereira Monteiro DIAS UNIEGO - Centro Universitário Evangélico de Goianésia
  • Geoselita Borges Teixeira Centro Universitário Evangélico de Goianésia (UNIEGO)

Keywords:

Câncer de mama, Câncer de colo de útero, Conscientização, Prevenção, Educação em saúde

Abstract

INTRODUÇÃO: O câncer de mama e de colo do útero seguem como importantes desafios de saúde pública, especialmente entre mulheres com pouco acesso à informação. A campanha Outubro Rosa busca promover conscientização, prevenção e diagnóstico precoce, fortalecendo o protagonismo feminino no cuidado com a saúde. Acadêmicas de Enfermagem do UniEGO realizaram ações educativas em empresas de Goianésia-GO com esse propósito. OBJETIVO: Relatar a experiência de atividades educativas do Outubro Rosa 2024, promovendo prevenção, autocuidado e empoderamento feminino. MÉTODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de ações realizadas por acadêmicas de Enfermagem do UniEGO, em três locais, com cerca de 253 mulheres. Os temas abordados incluíram prevenção do câncer de mama e colo do útero, autoexame e diagnóstico precoce, com uso de palestras, slides e modelos anatômicos. As atividades priorizaram participação ativa, diálogo, empatia e sorteios. RESULTADOS: As ações do Outubro Rosa 2024, realizadas por acadêmicos de Enfermagem do UniEGO, alcançaram cerca de 250 mulheres, promovendo prevenção, autocuidado e compreensão do autoexame. Palestras, modelos anatômicos e rodas de conversa estimularam vínculos e empoderamento. A atividade favoreceu o protagonismo feminino e permitiu aos acadêmicos aplicar a teoria na prática, desenvolvendo empatia, comunicação e habilidades educativas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a ação do Outubro Rosa 2024 promoveu saúde e empoderamento feminino, por meio da escuta atenta, troca de experiências e ambiente acolhedor. As participantes demonstraram interesse e protagonismo, enquanto os acadêmicos integraram teoria e prática, desenvolvendo empatia e comunicação.

Published

2025-10-17