Cultivando o bem-estar: um mosaico para a qualidade de vida

Authors

Keywords:

Qualidade de vida, Promoção de saúde, Bem-estar psicológico, Educação em saúde, Saúde pública

Abstract

Introdução: A educação em saúde é um processo de ensino-aprendizagem focado em empoderar a comunidade com o conhecimento e apropriação de saberes relativos ao bem-estar. Nesse sentido, Dorothea Orem definiu “autocuidado” como um conjunto de atividades que uma pessoa realiza por conta própria para manter sua saúde, prevenir doenças ou gerenciar agravos. Objetivo: Relatar as ações e resultados do projeto sobre qualidade de vida. Metodologia: Relato de Experiência, de caráter retrospectivo, descritivo e qualitativo. Este advém do projeto extensionista conduzido por uma acadêmica de Enfermagem do UNIEGO, entre fevereiro e junho de 2025, desenvolvido no CEPI Presidente Costa e Silva, no Lar São Vicente de Paulo e no Feirão Nova Aurora, em Goianésia-GO. Discussão: A intervenção na escola visou fortalecer a autonomia dos adolescentes, englobando temas como saúde mental, nutrição, exercícios e higiene, com foco em soluções exequíveis de integração prática dos hábitos em sua rotina. Complementarmente, a iniciativa na ILPI promoveu a interação e o bem-estar psicossocial dos idosos reclusos. Já a terceira frente do projeto alcançou um desfecho proveitoso ao levar à população a aferição de sinais vitais e orientações. Essa ação validou a urgência de descentralizar o saber em saúde, em prol do autocuidado. Conclusão: A positiva receptividade do público demonstrou que, ao tornar a informação acessível, o projeto impulsiona a motivação para a mudança de comportamento em todas as fases da vida. Tal êxito reforça que a saúde constitui um complexo mosaico de dimensões interconectadas que, em sua totalidade, promovem o bem-estar individual e coletivo.

Published

2025-10-17