ALTERIDADE E SEU CAR�TER DIALÀ³GICO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
Palavras-chave:
Comunidades Tradicionais, Educação Intercultural, Alteridade e Dialogo.Resumo
NO MUNDO H� UMA DISPUTA INTENSA ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS �TNICOS/RELIGIOSO E UMA BUSCA INTENSA PELA PRESERVA��O E FORTALECIMENTO DAS IDENTIDADES CULTURAIS. OS ESPA�OS PEDAGÓGICOS TEM SIDO FUNDAMENTAL NA PROPAGA��O E CONSERVA��O DOS VALORES CULTURAIS E DAS IDENTIDADES, BEM COMO, UM LOCAL DE DISPUTA IDEOLÓGICA. O RISCO DE POLARIZA��O RADICAL DOS DIVERSOS UNIVERSOS CULTURAIS E IDEOLÓGICOS PODEM COLOCAR EM RISCO A BOA CONVIV�NCIA E A GRANDE POSSIBILIDADE DE TROCA DE SABERES ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS POPULACIONAIS. TAL REALIDADE NÃO � DIFERENTE NA REGI�O AMAZ�NICA, COM SUA DIVERSIDADE CULTURAL E COM A APROXIMA��O �€ŒCONSTANTES�€ COM AS CULTURAS OCIDENTAIS. NESSE CONTEXTO DE CONTATOS CULTURAIS DIVERSOS, � QUE SE ESTABELECE O DESAFIO AO PROCESSO ENSINO/APRENDIZADO DAS ESCOLAS, NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DA REGI�O. ASSIM PROPOMOS QUE A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL SEJA MARCADA POR VALORES AFETIVOS DA CONVIV�NCIA DIALÓGICA E PELA ALTERIDADE, NA EXPECTATIVA DA CONSTRU��O DE UMA ESCOLA QUE GARANTA: UM ESPA�O SEGURO, DE TROCA DE CONHECIMENTOS, DE BOA CONVIV�NCIA, E NA EXPECTATIVA DE UM MUNDO MELHOR.