PERFIL DOS CONSUMIDORES DE FRUTOS DO CERRADO NO MUNICÀPIO DE GOIANÉSIA

Autores

  • Paulo Henrique Barros Oliveira
  • Elitânia Gomes Xavier
  • sinara ribeiro souza
  • Amanda cristina de Araujo

Palavras-chave:

consumo, extensão rural, in natura

Resumo

O CERRADO POSSUI UMA BIODIVERSIDADE FABULOSA, RICA EM FRUTOS NATIVOS E MUITOS DELES END�MICOS, OU SEJA, SÓ EXISTEM NESSE BIOMA. COM A PROCURA DE UMA ALIMENTA��O MAIS SAUD�VEL, OS FRUTOS DO CERRADO T�M GANHADO DESTAQUE EM V�RIOS PREPAROS DE SUAS POLPAS, DOCES, SUCOS, SORVETES E CONSUMOS IN NATURA. A UTILIZA��O DESSES FRUTOS TEM AUMENTADO CADA VEZ MAIS NA GASTRONOMIA. COM A PROCURA DE UMA ALIMENTA��O MAIS SAUD�VEL, OS FRUTOS DO CERRADO T�M GANHADO DESTAQUE EM V�RIOS PREPAROS DE SUAS POLPAS. O QUE VALORIZA A CULIN�RIA REGIONAL E ABRE ESPA�O NOS CENTROS URBANOS PARA A INSER��O DE SABORES LOCAIS, QUE CAEM NO GOSTO DOS BRASILEIROS. A PARTIR DO MOMENTO EM QUE OS FRUTOS NATIVOS DO CERRADO PASSAM A SER COMERCIALIZADOS E A ELES SE AGREGAM VALORES, ESSAS ESP�CIES PASSAM A SER MAIS PROTEGIDAS. ISSO RESSALTA A IMPORT�NCIA DA ATIVIDADE EXTRATIVISTA PARA ESTAS ESP�CIES E DO MANEJO FLORESTAL DO CERRADO DE FORMA SUSTENT�VEL..COM ESSE TRABALHO OBJETIVOU-SE COMPREENDER O MERCADO CONSUMIDOR DE GOIAN�SIA-GOI�S E SUAS DEMANDAS RELACIONADAS AOS FRUTOS DO CERRADO. PARA COME�AR A DELINEAR UM PERFIL DOS CONSUMIDORES DE FRUTOS DO CERRADO FORAM ENTREVISTADOS 116 CONSUMIDORES NA FEIRA LIVRE DA CIDADE QUE RESPONDERAM UM QUESTION�RIO OBJETIVO E SUBJETIVO COM INFORMA��ES SOBRE O SEXO DO ENTREVISTADO, A IDADE, A RENDA BRUTA FAMILIAR, O CONSUMO DE ALGUM FRUTO DO CERRADO, QUAIS AS FORMAS QUE ELES O CONSOMEM E ONDE ADQUIREM. AO OBSERVAR A RENDA SALARIAL DOS ENTREVISTADOS, ENTENDE-SE QUE AS PESSOAS COM RENDA SALARIAL MAIS BAIXA, APRESENTAM UMA MAIOR PROCURA E CONSUMO DESSES FRUTOS. ESSES RESULTADOS SÃO IMPORTANTES PARA MOSTRAR COMO � NECESS�RIO QUE PRODUTORES E A POPULA��O LOCAL POR MEIO DA EXTENS�O RURAL PROMOVAM A VALORIZA��O E DIVULGA��O DO CERRADO BRASILEIRO. COM A PESQUISA CONCLUIU-SE QUE DE MANEIRA GERAL, AS MULHERES SÃO AS QUE MAIS T�M CONHECIMENTO DESSES FRUTOS; A RENDA SALARIAL INTERFERE NO CONSUMO DOS MESMOS A POPULA��O COM BAIXA RENDA TEM MAIOR CONSUMO E PROCURA DOS FRUTOS PARA INTRODUZIR NA SUA ALIMENTA��O DI�RIA; OS FRUTOS MAIS LEMBRADOS E MAIS CONSUMIDOS SÃO O CAJUZINHO E O PEQUI, UMA VEZ QUE OS MESMOS J� FAZEM PARTE DA ALIMENTA��O E COSTUME DA POPULA��O; MUITOS JOVENS NÃO POSSUEM UM CONHECIMENTO CORRETO SOBRE ESSE BIOMA TÃO IMPORTANTE PARA NOSSA REGI�O E NÃO SABEM DIFERENCIAR QUAIS FRUTOS PERTENCEM AO CERRADO. PERCEBE-SE QUE SE TIVESSE UMA MAIOR FACILIDADE EM ENCONTRAR ESSES PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, AUMENTARIA O CONSUMO E O CONHECIMENTO DA POPULA��O EM GERAL.

Publicado

2018-07-26