O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA NO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Larissa Lara De Oliveira
  • Adelmo Martins Rodrigues
  • Tatiane Mendes Da Silva Vieira
  • Tatiane Regina Costa
  • Marcus Vinicius Onofri Saiki
  • Maria da Glà³ria Dutra

Palavras-chave:

Cadáver, Modelos anatômicos, Laboratório

Resumo

O ESTUDO DA ANATOMIA HUMANA AJUDA NO PROCESSO DE RECONHECIMENTO, NA MORFOLOGIA, NA LOCALIZA��O, NA FUN��O E A ORGANIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS SISTEMAS ORG�NICOS DO HOMEM. ESTES SÃO OS PASSOS INICIAIS DE QUALQUER CURSO NA �REA DA SAÚDE, MAS PARA O ENFERMEIRO � A ESS�NCIA FUNDAMENTAL DE SUA PR�TICA PROFISSIONAL. O PROCESSO DE CONSTRU��O DO CONHECIMENTO NAS UNIVERSIDADES AINDA � MARCADO POR TEXTOS, AULAS ABSOLUTAMENTE TEÓRICAS, SLIDES E FOTOGRAFIAS DO CORPO HUMANO, FICANDO O ALUNO ENCLAUSURADO NA HIERARQUIA ESTRUTURADA DAS INSTITUIÇÕES. DURANTE A DISCIPLINA DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS EXPERIMENTAMOS AULAS TEÓRICAS E PR�TICAS, ONDE SOMOS AVALIADOS POR MEIO DE TRABALHOS E AVALIA��ES FORMAIS. A METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA PELO PROFESSOR DEVE SER CLARA, COESA E ATENDER AS EXPECTATIVAS DOS ACAD�MICOS. CONTUDO, UM PONTO CR�TICO LEVANTADO DURANTE O CURSO FOI A FALTA DE MATERIAIS PARA DEMONSTRA��ES PR�TICAS NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA. DURANTE AS AULAS PR�TICAS HOUVE UM DESCONTENTAMENTO GERAL POR PARTE DOS ACAD�MICOS, POIS SEGUNDO ELES, O AMBIENTE RESERVADO PARA AS AULAS PR�TICAS CARECIA DE MUITOS MATERIAIS ESSENCIAIS PARA DEMONSTRA��O IN LOCO DO CORPO HUMANO. MUITOS NÃO CONSEGUIAM CORRELACIONAR AS IMAGENS APRESENTADAS EM SALA DE AULA, DEIXANDO CLARO A NECESSIDADE DE VISUALIZA��O DE PE�AS ANAT�MICAS DE MELHOR QUALIDADE E/OU CAD�VER. ALGUNS RELATARAM QUE O TEMPO DISPON�VEL PARA VISUALIZA��O ERA INSUFICIENTE PARA UMA APRENDIZAGEM SATISFATÓRIA. COMO UMA SOMATÓRIA DOS FATORES SUPRACITADOS, O LABORATÓRIO RESERVADO PARA AULAS PR�TICAS NÃO APRESENTAVA CLIMATIZA��O ADEQUADA, SE MANTENDO ABAFADO E SEMPRE COM UM FORTE ODOR DE PRODUTOS QU�MICOS REMANESCENTES DE OUTRAS AULAS ALI MINISTRADAS. APESAR DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS, SEJA ELA ESTRUTURAL, MATERIAL OU EM RELAÇÃO A CLIMATIZA��O DOS LABORATÓRIOS, TODOS CONCORDAM QUE PARA SER UM BOM PROFISSIONAL DEVE-SE SABER TEORIA E PR�TICA, AFIM DE DESENVOLVER AS HABILIDADES E COMPET�NCIAS NECESS�RIAS PARA UM OLHAR HOL�STICO DO SER HUMANO. MUITOS ACAD�MICOS ACREDITAM QUE DESENHAR PE�AS ANAT�MICAS EM SUAS ROTINAS DE ESTUDOS MITIGAM OS ENTRAVES APRESENTADOS, CONTRIBUINDO PARA UMA MELHOR SIGNIFICA��O E FIXA��O DOS CONTE�DOS, SENDO UM GRANDE ALIADO NA AUS�NCIA DE MODELOS ANAT�MICOS ARTIFICIAIS E PE�AS DE CAD�VERES. A EDUCAÇÃO � UMA COLABORA��O ENTRE INDIV�DUOS PARA UM BEM COMUM, O QUAL TRANSFORMA A VIDA EM UM PROCESSO PERMANENTE DE APRENDIZAGEM. O DIALOGO � UMA FORMA DE FORTALECER AS INSTITUIÇÕES E SUPERAR AS DIFICULDADES DO ENSINO.

Publicado

2018-07-26