A NATUREZA HUMANA E O REGIME NAZISTA
Palavras-chave:
Natureza Humana, Nazismo, RemorsoResumo
A NATUREZA HUMANA � POR MUITOS CONSIDERADA M�, POR OUTROS � ESSENCIALMENTE BOA. NO ENTANTO, NÃO EXISTE NENHUMA CONSTATA��O CIENTIFICA SOBRE QUAIS SÃO AS INCLINA��ES SOBRE BONDADE OU MALDADE QUE CADA HOMEM TEM. DESTAS DIFERENTES HIPÓTESES ACERCA DA NATUREZA DO HOMEM SURGIRAM V�RIAS TEORIAS. DENTRE OS PRINCIPAIS PENSADORES ACERCA DO TEMA, PODE-SE DESTACAR, HOBBES, LOCKE E ROUSSEAU. CADA UM DEFENDE UM PONTO DE VISTA. PARA HOBBES O HOMEM � ESSENCIALMENTE EGO�STA E NÃO CONSEGUE VIVER SEM O ESTADO LEVIAT�. PARA ROUSSEAU O HOMEM NASCE BOM, MAS A SOCIEDADE O CORROMPE. DEFENDE A NECESSIDADE DE VOLTAR AO ESTADO DE NATUREZA, ONDE OS HOMENS VIVEM COM BONDADE, DIFERENTEMENTE DA VIDA EM SOCIEDADE QUE SERIA A CAUSA DE SUA DESONRA E PERVERS�O. CONSIDERANDO AS INCLINA��ES HUMANAS FRENTE A GRANDES ATROCIDADES HISTÓRICAS, COM DESTAQUE PARA O NAZISMO, REGIME QUE TINHA APOIO DA MASSA E DIZIMOU MILH�ES DE VIDAS, PODERIA A NATUREZA HUMANA SER CONSIDERADA INTEGRALMENTE M�, BEM, TAL QUESTIONAMENTO � MUITO DIF�CIL EM RESPONDER. VEJAMOS DOIS EXEMPLOS. ERNEST JANNING FOI UM JUIZ DO REGIME NAZISTA, CONDENOU IN�MEROS INOCENTES � MORTE. QUANDO DO SEU JULGAMENTO, DEMONSTROU ARREPENDIMENTO TANTO EM SEU SEMBLANTE COMO EM SUAS FALAS. ASSUMIU AS BARBARIDADES E AINDA APRESENTOU-SE PERPLEXO POR OS DEMAIS R�US NÃO MANIFESTAREM SENTIMENTO DE CULPA E NÃO SE ARREPENDEREM. NO OUTRO EXTREMO TEMOS ADOLF EICHMAN, CHEFE DA LOG�STICA EM AUSCHWITZ. AO CONTR�RIO ERNEST JANNING, EICHMAN, EM SEU JULGAMENTO, NÃO DEMONSTROU NENHUM SINAL DE REMORSO OU ARREPENDIMENTO. MESMO VENDO O DEPOIMENTO DE IN�MERAS TESTEMUNHAS E ESCUTADO O SOFRIMENTO E DESUMANIDADE QUE CADA UMA DELAS PASSOU, ELE CONTINUAVA NEUTRO, SEM NENHUM SINAL DE CULPA QUE PUDESSE TRANSPARECER. NESTE VI�S, NÃO � CONCLUSIVO CONSIDERAR A NATUREZA HUMANA EM UMA �NICA COMO SENDO M� OU BOA. POIS, AT� MESMO OS L�DERES NAZISTAS MANIFESTARAM COMPORTAMENTOS DIFERENTES. � PERCEPT�VEL QUE, MESMO DIANTE DE FATOS HISTÓRICOS EXTREMOS COMO NO REGIME NAZISTA, ENTRE OS SEUS PRÓPRIOS L�DERES, EXISTIRAM SENTIMENTOS PESSOAIS DIFERENTES. O ASPECTO MORAL DA NATUREZA HUMANA CONTINUA SENDO UM PONTO DE INTERROGA��O, TANTO PARA AS CI�NCIAS HUMANAS, QUANTO PARA AS DEMAIS CI�NCIAS QUE SE DEDICAM AO ESTUDO COMPORTAMENTAL.