VIOL�NCIA UNIVERSITÁRIA E A CRISE DE AUTORIDADE DO DOCENTE
Palavras-chave:
violência, docentes, discentes, profissionalResumo
A VIOL�NCIA TORNOU-SE ASSUNTO DISCUT�VEL NAS �LTIMAS D�CADAS ; AS SUAS CAUSAS, AS CONSEQU�NCIAS, OS TIPOS, AS CARACTER�STICAS DO SUJEITO QUE A PRATICA, V�TIMAS EM POTENCIA, ENFIM, DIVERSOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM O TEMA. DENTRE OS TIPOS DE VIOL�NCIA TEMOS: VIOL�NCIA SIMBÓLICA; VIOL�NCIA URBANA; VIOL�NCIA DOM�STICA; VIOL�NCIA F�SICA E VERBAL, VIOL�NCIA PSICOLÓGICA, VIOL�NCIA SEXUAL, VIOL�NCIA OBST�TRICA, VIOL�NCIA UNIVERSIT�RIA E MUITAS OUTRAS. ESTE TRABALHO TEM COMO ELEMENTO PRINCIPAL A VIOL�NCIA UNIVERSIT�RIA, AINDA POUCO DISCUTIDA MAS QUE, OCORRE COM GRANDE FREQU�NCIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, SEJA ELA DE CUNHO PARTICULAR, PÚBLICA OU CONVENIADA. A UNIVERSIDADE OCUPA UM PAPEL DE SUMA IMPORT�NCIA. ELA � UM AMBIENTE DIVERSO, ATRAV�S DO QUAL O PROFISSIONAL � MOLDADO TANTO NO ASPECTO ACAD�MICO, QUANTO DO PESSOAL E RELACIONAL. DIANTE DISSO, A AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SE TORNA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO ESTUDANTE PARA O EXERC�CIO DE SUA FUTURA PROFISS�O. EM CONTRAPARTIDA, A PARTIR DO MOMENTO QUE ESSE V�NCULO FOR MANIFESTADO POR ATITUDES DESRESPEITOSAS E COERCITIVAS, OCORRER� FALHA NO APRENDIZADO, DESSA FORMA, O ACAD�MICO SE TORNAR� DESMOTIVADO, INDISPOSTO, E IRRESPONS�VEL PARA APRENDER E ATUAR. A HIERARQUIA EXISTENTE ENTRE DOCENTES E DISCENTES NA INSTITUI��O FAVORECE PARA A OCORR�NCIA DE MAUS-TRATOS. POR SUA VEZ, OCORRE COM FREQU�NCIA EM EST�GIOS, ONDE  O ACAD�MICO POSSUI O SEU PRIMEIRO CONTATO PR�TICO, NECESSITANDO DE UM MONITORAMENTO PROFISSIONAL, QUE MUITAS VEZES MALTRATAM OS ESTUDANTES COM AGRESS�O VERBAL, EXPRESSANDO ESSAS ATITUDES PUBLICAMENTE, POR CONSEGUINTE, REBAIXA A CAPACIDADE DA V�TIMA, LOGO, DEIXANDO- O RIDICULARIZADO DIANTE DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL. O CANSA�O E O ESTRESSE COSTUMAM SER OS MOTIVOS PRINCIPAIS PARA OCASIONAR ESSAS SITUA��ES DE VIOL�NCIA NO MEIO ACAD�MICO POR PARTE DOS PROFISSIONAIS, ALUNOS E DOCENTES. AL�M DISSO, DEVIDO OS PROFESSORES POSSU�REM AUTONOMIA PERANTE A SALA DE AULA, GERA UM SENTIMENTO DE SUPERIORIDADE, ASSIM, GERANDO FATORES QUE OS LEVAM A SEREM AGRESSIVOS PARA COM OS OUTROS. SABE-SE QUE A MAIOR PARTE O TEMPO DOS ESTUDANTES � NO AMBIENTE ACAD�MICO. SENDO ASSIM, � DESEJADO QUE ESSE LOCAL SEJA AGRAD�VEL, MOTIVADOR, PARA QUE ASSIM POSSA COOPERAR NO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DO ESTUDANTE. TODAVIA, A REALIDADE DESCOBERTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO ESTÁ SENDO CONTR�RIA. DESSA FORMA, A MUDAN�A DEVE OCORRER COM O INTUITO DE GERAR PROFISSIONAIS HUMANIZADOS E CAPACITADOS CONFORME CADA PROFISS�O. PORTANTO PARA RESOLVER ESSE IMPASSE � NECESS�RIO POSSUIR UM SISTEMA DE DEN�NCIA A RESPEITO DESSES ABUSOS OFERECENDO ASSIM APOIO A CADA V�TIMA. AL�M DISSO, � PRECISO QUE AS INSTITUIÇÕES PROVIDENCIEM PROGRAMAS DE CONSCIENTIZA��O CONTRA A VIOL�NCIA VERBAL, MOSTRANDO AS CONSEQU�NCIAS QUE O MESMO CAUSA, DIANTE DISSO, OFERECENDO AOS DOCENTES CAPACITA��O, TREINAMENTO E QUALIFICA��O ACERCA DO TEMA. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO, FOI BUSCAR TENTAR MOSTRAR UM POUCO DO QUE SE TRATA A VIOL�NCIA UNIVERSIT�RIA E MOSTRAR A FORMA QUE ELA ESTÁ CADA VEZ MAIS PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. OS M�TODOS PARA SE CHEGAR A TAL RESULTADO, FOI ATRAV�S DE PESQUISAS E DE DISCUSS�ES ACERCA DO TEMA. UTILIZAMOS DE LIVROS, NOTÍCIAS, E PRINCIPALMENTE ARTIGOS DE CUNHO CIENT�FICOS PARA TOMARMOS COMO BASE TEÓRICA PARA REDIGIR TAL TRABALHO.