Microbiota endodôntica: do biofilme radicular às estratégias antimicrobianas atuais.
Palavras-chave:
Desinfecção endodôntica, microbiota, Canal Radicular, Bactéria, terapia fotodinâmicaResumo
Introdução: O tratamento endodôntico é a desinfecção do canal radicular, que consiste na eliminação dos microorganismo presentes. O biofilme que se desenvolve no interior do canal, normalmente proveniente de bactérias como Streptococcus mutans, entre outras, pode apresentar resistência à medicação, e dificulta o seu debridamendo da cavidade radicular devido a complexidade da anatomia.
Objetivo: Analisar métodos alternativos para combater o crescimento bacteriano do canal radicular, com foco na avaliação da eficácia da terapia fotodinâmica antibacteriana (aPDT) como auxiliar no processo de desinfecção endodôntica.
Metodologia: Realizou-se uma pesquisa em busca de artigos em português em 2025 nas bases de dados Google Acadêmico, utilizando palavras-chaves pertencentes ao assunto.
Resultados: Observou-se que o fenômeno do “escudo óptico”, responsável pela absorção precoce das partículas de luz, interferiu na penetração da radiação. As menores concentrações de Azul de Metileno mostraram-se mais eficientes na degradação do composto e, consequentemente, na redução da carga microbiana.
Considerações finais: A redução da microbiota na endodontia deve abranger todo o sistema de canais radiculares, não apenas o principal. A terapia fotodinâmica antibacteriana (aPDT) demonstrou ser um método auxiliar eficaz, atuando de forma complementar às técnicas convencionais de irrigação química. Devido à sua capacidade de gerar espécies reativas de oxigênio, a aPDT desestabiliza e degrada o biofilme radicular, contribuindo significativamente para a desinfecção da cavidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Congresso Interdisciplinar - ISSN: 2595-7732

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.