Avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas em clínicas privadas do município de Goianésia-Goiás sobre o câncer em região de cabeça e pescoço
Palavras-chave:
Conhecimento, Câncer de boca, Cirurgião-dentistaResumo
INTRODUÇÃO: O câncer de boca ocupa uma posição de destaque entre as neoplasias mais comuns no Brasil. O cirurgião-dentista é fundamental na detecção precoce de lesões pré-malignas e malignas; contudo, persistem dúvidas quanto à adequação da conduta profissional frente a este agravo. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento clínico e a conduta de cirurgiões-dentistas da rede privada do município de Goianésia (GO) em relação ao câncer de boca, cabeça e pescoço. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo descritivo e transversal com a aplicação de um questionário estruturado junto a 22 profissionais. O instrumento abordou etiologia, manifestações clínicas, reconhecimento de lesões potencialmente malignas (LPMs) e fluxo de encaminhamento. RESULTADOS: Indicou-se alto conhecimento sobre os fatores de risco clássicos (tabagismo e álcool); entretanto, revelou-se divergência na classificação de cofatores como trauma e infecções. O reconhecimento da eritroplasia como LPM de alto risco foi dividido, e a autopercepção de capacidade de detecção superou a segurança na realização de procedimentos invasivos como a biópsia. Além disso, o encaminhamento majoritário foi direcionado ao especialista da rede particular. CONCLUSÃO: Conclui-se que, apesar do bom conhecimento teórico, o estudo aponta lacunas significativas na segurança para o diagnóstico e manejo de casos suspeitos. Isso sugere a necessidade de programas de educação continuada focados em habilidades clínicas e resolutivas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Congresso Interdisciplinar - ISSN: 2595-7732

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.