Segurança do paciente em centros cirúrgicos: uma revisão de literatura

Autores

  • Fernanda Júlia FACEG
  • Maria Eduarda Rocha Silva FACEG
  • Gyovanna Lara FACEG
  • Maria Luiza FACEG
  • Patrícia Isabela FACEG

Palavras-chave:

Centro cirúrgico, Segurança do paciente, Assistência perioperatótia, Procedimento cirúrgico

Resumo

Introdução: Avaliar a segurança do paciente dentro de centros cirúrgicos, é de extrema importância, haja vista, a grande ocorrência de infecções hospitalares, bem como de eventos adversos dentro deste ambiente. Nesse contexto, a Organização Mundial de saúde (OMS), considera a segurança do paciente cirúrgico como um desafio global, dessa forma, disseminaram o Protocolo Cirurgias Seguras Salvam vidas, um documento utilizado mundialmente com o objetivo de instruir profissionais de saúde acerca da adoção de boas práticas neste ambiente. Para tanto, o Protocolo preconiza medidas que visem a redução da ocorrência de eventos adversos neste ambiente, como: infecção de sítio cirúrgico (ISC), anestesia insegura, e equipe cirúrgica despreparada. Objetivo: Identificar as responsabilidades do enfermeiro atuante em centros cirúrgicos quanto a segurança do paciente. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, na qual foram utilizadas as bases de dados: Scielo, BVS e BDEnf, cuja busca se deu por meio da utilização dos seguintes descritores: Centro cirúrgico; Segurança do paciente; Assistência Perioperatória e Procedimento cirúrgico. Os critérios de seleção incluíram a limitação temporal a artigos publicados entre os anos de 2019 e 2024. Resultados: identificou-se que os profissionais entendem a importância da segurança do paciente e para garantir com que seja efetivada tentam lançar mão dos recursos como: checagem da identificação correta do paciente, dupla checagem de prontuário e de medicações, atenção a possíveis fatores causais para infecção e busca por maior regularidade na higiene das mãos. Conclusão: Conclui-se que, ao aplicar ações combinadas que reforçam a segurança, a equipe atuante do centro cirúrgico é capaz de promover um ambiente que esteja em condições de recepcionar e tratar as demandas do paciente, sempre prezando pela tentativa de reduzir a quantidade e eventos adversos e intercorrências ao mínimo possível. 

Referências

BOHOMOL, E.; MELO, E. F. Cultura de segurança do paciente em centro cirúrgico: percepção da equipe de enfermagem. Rev SOBECC, v. 24, n.3, 2019.

SILVA, J. M.; MACHADO, R. T.; FARIAS, A. C. P. P., et al. Cirurgia segura: a participação da enfermagem em prol da segurança do paciente. Rev Contribuiciones a las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 3, p. 01-19, 2024.

SOUZA, A. T. G.; SILVA, T. K. P.; DOMINGUES, A. N., et al. Segurança do paciente em centro cirúrgico: percepção dos profissionais de enfermagem. Rev SOBECC, v. 25, n. 2, 2020.

Publicado

2024-10-14