AVALIAÇÃO DA SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS MATRICULADAS NA ESCOLA JOÃO MANOEL NO MUNICÍPIO DE GOIANÉSIA-GO
Palavras-chave:
Saúde Bucal, Crianças, Escolas, AutocuidadoResumo
Objetivos: Avaliar as condições de saúde bucal das crianças matriculadas na Escola Municipal João Manoel da Silva no Município de Goianésia (GO). Metodologia: O estudo será realizado na escola, com as crianças de ambos os gêneros. Nesta estão matriculados 263 alunos nos períodos matutino e vespertino, que compreende a faixa etária de 07 a 10 anos de idade. No primeiro momento da pesquisa será realizado exame clínico para avaliação das condições de saúde bucal, como: condições dentárias através do CPO-D (número médio de dentes decíduos e permanentes cariados, perdidos e obturados, em determinado espaço geográfico e a necessidade de tratamento dentário. A pesquisa será realizada com 30 crianças matriculadas no quarto ano, tanto do sexo masculino como do feminino com idades entre 9 e 11 anos, excluindo os alunos com idade inferior a 9 anos e superior a 10 anos. Para garantir o anonimato, os participantes, serão identificados por números e pela letra M quando do sexo masculino e F quando do feminino. As crianças e seus responsáveis serão abordados pela pesquisadora conforme marcação predefinida, em comum acordo, com a explicação, tanto para as crianças e seus responsáveis, de que a pesquisa visa obter uma avaliação das condições de saúde bucal das crianças e as instruções de higiene bucal por meio da implantação de um protocolo com ações para o autocuidado e o cuidado na saúde bucal delas. Serão garantidas a confidencialidade e a privacidade das informações prestadas, através da não identificação dos participantes, pois o que é relevante para a pesquisa são somente os dados sobre o tema do Projeto de Pesquisa. O exame é uma observação da boca, feita na própria escola, com todo cuidado, segurança e higiene, conforme normas da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. Os dados serão tabulados e analisados com o auxílio do programa Microsoft Excel, 2019. Resultado: Diante do cenário atual da instituição, foram analisados dados que possibilitam identificar a condição de saúde bucal das crianças matriculadas. Inicialmente, foi selecionado uma turma de alunos especialmente a do 4º período matutino, no qual estavam matriculados 31 alunos, durante a pesquisa estavam presentes somente 23 alunos, dentre 13 (57%) são do sexo feminino e do 10 (43%) do sexo masculino. De outro modo, no que se refere a idade, 4 (17%) participantes se enquadraram na faixa de 9 anos e 19 (83%) participantes com 10 anos. Por fim, foi feito o cálculo do índice de CPO-D em dentes decíduos e permanentes para se obter os indicativos de dentes cariados e perdidos. Como nessa faixa etária estes possuem dentição mista foi detectado que dos 23 alunos presentes, os que ainda tinham dentes decíduos 38 (16%) dentes estavam cariados e 14 (6%) dentes perdidos, resultando em uma média de, visto que apenas 185 (78%) dentes estavam em situação hígida. Já os que já possuíam dentes permanentes, 34 (10,7%) dentes estavam cariados e 2 (0,7%) dentes perdidos, resultando em uma média de, visto que apenas 279 (88,5%) dentes estavam em situação hígida. Conclusão: A realização de intervenções educativas lúdicas com crianças pré-escolares é efetiva para melhoria dos comportamentos adequados referentes à prática de escovação dos dentes. Programas educativos devem ser vistos como importantes estratégias para construção de hábitos de saúde em crianças, dessa forma ensinando maneiras corretas de higiene em grupo, a fim de se diminuir doenças e problemas bucais que se iniciam na infância, proporcionando uma qualidade de vida melhor e mais saudável.
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