AVALIAÇO DINÂMICA DE FRENAGEM DE UM VEÀCULO ENVOLVIDO NUM ACIDENTE CONSIDERANDO A ATUAÇO DE UM SISTEMA DE FREIO EQUIPADO COM SISTEMA DE ANTIBLOQUEIO DE FREIO - ABS

Autores

  • Pedro Rafael Gonzales DUTRA
  • Fábio Souza GOMES
  • Rosemberg Fortes Nunes RODRIGUES

Palavras-chave:

frenagem, ABS, sistema de freio, segurança

Resumo

O TR�FEGO DE VE�CULOS DE PASSEIO, AINDA APRESENTA UM ALTO N�MERO DE FATALIDADES, APESAR DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA EMBARCADAS. NOS ANOS DE 2009 A 2019 OCORRAM UM TOTAL DE 527.912 FATALIDADES EM VIAS BRASILEIRAS. EM VIGOR A RESOLU��O CONTRAN N�º 312 DE 03/04/2009 TORNA OBRIGATÓRIO, QUE TODOS OS VE�CULOS COMERCIALIZADOS EM TERRITÓRIO NACIONAL DEVEM TER O SISTEMA ABS (ANTI-LOCK BRAKE SYSTEM) EMBARCADO POR MOTIVOS DE SEGURANÇA. O SISTEMA ABS IMPEDE O TRAVAMENTO DAS RODAS DO VE�CULO, MANTENDO ASSIM SUA ESTABILIDADE E DIRIGIBILIDADE EM FRENAGENS EMERGENCIAIS. ESTE ESTUDO DE CASO ANALISA UMA COLIS�O ONDE UM VE�CULO, EQUIPADO COM PNEUS ADEQUADOS, SEM O SISTEMA INTEGRADO, QUE NECESSITOU FAZER UMA FRENAGEM EMERGENCIAL A 80,1KM/H E PERCORREU 32 METROS AT� SUA PARADA TOTAL, ASSIM COLIDINDO, CASO O VE�CULO POSSU�SSE O SISTEMA, QUE REDUZ A DIST�NCIA DE FRENAGEM EM ASFALTO SECO EM AT� 20%, NO CASO ESTUDADO O VE�CULO PARARIA COMPLETAMENTE EM 25,6 METROS, ANTES MESMO DE COLIDIR COM O OUTRO VE�CULO, EM OUTRO CASO, POR NÃO PERDER A DIRIGIBILIDADE DURANTE A FRENAGEM O CONDUTOR PODERIA DESVIAR DO VE�CULO ASSIM EVITANDO A COLIS�O.

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Publicado

2022-03-16